IAT Sedia formação para atendimento a Estudantes com Deficiência Intelectual e Múltipla

Palavras-chave:

Na Semana em que se comemora o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual (22 de Agosto), educadores de toda rede de ensino da Bahia participaram de uma formação promovida pelo Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA) e realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), órgão que integra a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A atividade, que teve início na quarta-feira (21), trouxe abordagem de temas como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a estudantes com deficiência intelectual.

Outro ponto abordado também a inserção do discente com deficiência intelectual na sociedade, com objetivo de proporcionar maior autonomia aos estudantes. “Precisamos formar este indivíduo para que ele tenha maior independência”, foi uma das afirmativas da professora do CEEBA, Selenita Amorim, durante aula expositiva.

Para a professora do Colégio Estadual Vitor Soares, Marinalva Batista, o curso complementa a formação acadêmica superior, habilitando o profissional para intervenção em sala de aula em casos de necessidade especial. “Essa formação é importante porque permite que o professor faça a conexão daquilo que ele vivencia em sala de aula com conteúdo formal”, destacou.

O vice-diretor do CEEBA, Anderson Spavier, destaca que é necessário oferecer caminhos pedagógicos que pemitam o “pensar estratégico” para educação inclusiva. “Este é um curso carro chefe do CEEBA, aberto à rede estadual e à demanda social. É importante instrumentalizar o docente para que ele torne pedagogicamente acessível os recursos de sala de aula”, pontuou.

A coordenadora de Inclusão e Diversidade do IAT, Verena de Sá Villas Bôas, observa que por possuir uma carga horária de 120 horas, o curso realizado pelo CEEBA permite uma abordagem mais ampla a respeito do tema. “Nesses três módulos é possível um aprofundamento maior à respeito da educação inclusiva para deficientes intelectuais”, finalizou.

Além da parte teórica, a programação inclui estudos de caso e finaliza com um seminário de experimentação pedagógica. O segundo módulo será de 16 a 18 de setembro e o terceiro nos dias 4 e 5 de novembro, completando a carga total de 120 horas.

Notícias Relacionadas