IAT sedia aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Escolar

Palavras-chave:

Formar em nível de especialização gestores escolares, diretores e vice-diretores efetivos das redes públicas de ensino da educação básica, esse foi o objetivo do: Curso de Especialização em Gestão Escolar (CEGE) – 4ª Edição, 2014 -2015, que é ministrado pela Faculdade de Educação/UFBA, que acontece de 14 de novembro 2014 com término previsto para 14 de dezembro/2015.

 

A aula inaugural aconteceu no dia 14 de novembro, no auditório 17, do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A abertura do Curso contou com a explanação da Proposta Pedagógica do Curso, bem como apresentação da equipe e sua metodologia de trabalho para um curso a distância.

O público alvo constitui-se por profissionais portadores de graduação - licenciatura plena - em qualquer área do conhecimento, que integram a equipe gestora das unidades escolares. Com efeito, o Curso de Especialização em Gestão Escolar, será desenvolvido na modalidade de educação à distância, com o suporte de um ambiente virtual de aprendizagem (com base na plataforma Moodle). Para tanto, o curso conta com as parcerias do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria Estadual da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), com o suporte dos NTE-IAT/SEC-BA e das secretarias municipais de educação, representadas pela UNDIME – BA (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

O curso tem a finalidade de especializar diretores e vice-diretores efetivos das redes públicas de ensino da educação básica, contribuindo com a qualificação acadêmica e técnica dos profissionais, na perspectiva da gestão democrática e na efetivação do direito a qualidade social da educação. Sustentado por uma proposta pedagógica, assentada na relação teoria-prática, o curso expressa uma concepção de formação humana e de gestão educacional dentro dos marcos da democracia e da cidadania, tendo como base os eixos: o direito à educação e a função social da escola básica, políticas e gestão na educação e planejamento e práticas na gestão escolar.

A meta é formar 400 profissionais com o certificado de Especialista em Gestão Escolar/UFBA.

Notícias Relacionadas