IAT realiza videoconferência sobre a história da relação do negro com o trabalho na Bahia

Fotos Roberta Rodrigues/IAT
O Instituto Anísio Teixeira (IAT) realizou nesta quarta – feira (13/05) a videoconferência “O negro e o mercado de trabalho” em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O evento, que integra o projeto “Possibilidades além da estante”, trouxe o documentário “A cor do trabalho”, obra do cineasta Antônio Olavo, que trata sobre o resgate histórico da relação do negro com o trabalho na Bahia, desde a época da escravatura até os dias atuais.

O documentário mostra a importância da educação na ascensão social e traz depoimentos de personalidades negras que se destacam na sociedade como médicos, políticos, artistas, advogados e antropólogos. Todos contam histórias de como venceram em suas atividades profissionais. “A educação e a qualificação profissional melhoram a maneira de enfrentar a desigualdade social”, destaca o cineasta

Além da videoconferência, o evento contou com uma roda de conversa com a participação de Milton Barbosa, Superintendente de Economia Solidaria e Cooperativismo da Setre; Antonio Olavo, cineasta; Carlos Antônio Barros de Oliveira e Valdinéia Oliveira dos Santos, professores historiadores da Rede Anísio Teixeira; Shirley Costa, coordenadora do Programa Ciência na Escola e Aislane Nobre, do Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia.

Para o estudante Wesley Ferreira, aluno do 1º do ensino médio do Colégio Estadual Helena Mateus, esse evento foi uma oportunidade para adquirir conhecimento sobre a cultura e a importância do negro na Bahia. “Esse documentário retrata a realidade que vivemos. Eu fico feliz em saber que existem pessoas que abraçam a nossa causa e lutam por mudar a realidade da população negra no Brasil”, afirmou o estudante. Cerca de três mil cópias do documentário serão doadas para bibliotecas, instituições públicas culturais, entidades negras e todas as escolas do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior da rede pública da Bahia.

Possibilidades além da estante -   Projeto desenvolvido pela biblioteca do IAT, tem oferecido proposta de oficinas, saraus, seminário, videoconferência, com a finalidade de desenvolver ações a fim de reforçar o espaço da Biblioteca, não só para o incentivo à leitura, mas para a ampliação de saberes, de praticas, de reflexões e de trocas de experiências.

 

Notícias Relacionadas