Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › IAT promove debate sobre educação inclusiva com educadores e gestores
IAT promove debate sobre educação inclusiva com educadores e gestores
Publicado em qui, 09/05/2019 - 18:34 por Ascom/IAT
Palavras-chave:
Professores, coordenadores pedagógicos e gestores participaram nesta quarta-feira (08/05), da abertura da segunda edição do projeto Inclusão em Pauta, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Superintendência de Políticas para a Educação Básica (Suped). A atividade, realizada no IAT, trouxe palestras, debates e relatos de experiências exitosas em práticas da educação inclusiva.
Para Paulo Oliveira Braga, professor do Colégio Estadual Vitor Soares, e participante da primeira edição do Projeto Inclusão em Pauta, este momento é uma grande conquista para fortalecer as ações de formação continuada. “Essas ações, são essenciais para o processo de inclusão escolar. O que está acontecendo aqui hoje é um fortalecimento das atuações de formação continuada e fico imensamente satisfeito em ter participado da primeira edição, que serviu de abertura para eu entender a proposta da educação inclusiva. Nós não aprendemos isso na faculdade, ninguém nunca nos orientou no processo pedagógico, a entender o mundo do autista, do deficiente visual, auditivo. A responsabilidade da aprendizagem desses alunos especiais é dos sistemas educacionais, sejam públicos ou particulares., é maravilhoso poder apresentar o relato de progresso com meus alunos e, ao mesmo tempo, adquirir tanto conhecimento através dos profissionais formadores que estão se apresentando hoje”, relatou Paulo que apresentou sua experiência exitosa para no encontro.
A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado, lembrou que a educação inclusiva foi uma temática sempre pontuada nos encontros para a construção colaborativa do Plano de Formação Continuada. “Ouvimos 2.488 profissionais da educação, entre gestores, diretores de NTE, Coordenadores Pedagógicos e Professores de todos os Territórios de Identidade e esta pauta sempre esteve presente”. Ainda de acordo com a gestora, a formação para a educação inclusive deve ser ampliada. “Estamos fazendo esforços para que no segundo semestre o trabalho do
Inclusão em Pauta possa chegar a todos os polos formativos, incluindo o tema na política de formação continuada”.
Inclusão em Pauta possa chegar a todos os polos formativos, incluindo o tema na política de formação continuada”.
O Projeto Inclusão em Pauta tem a finalidade de proporcionar subsídios pedagógicos na Formação Continuada dos Professores, fortalecendo seu trabalho na necessidade de transformar os espaços formativos da sala de aula em ambientes capazes de ir além da inserção dos alunos com deficiências e transtornos, acolhendo-os como cidadãos com seus direitos à educação. O projeto continua ao longo de 2019, com sua agenda de ação divulgadas nas redes sociais do Instituto e no portal da educação.
Fonte: Ascom/Iat
Confira nossa galeria de imagens:
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira