IAT promove debate sobre Capoeira e Educação Física

Palavras-chave:

O Instituto Anísio Teixeira (IAT) promoveu na última terça-feira (24/10), o I Seminário Baiano de Educação Física, Capoeira, Processos Tecnológicos e Cultura Afro-Brasileira: Todos na roda! O evento, que aconteceu durante todo o dia, promoveu um extenso debate sobre a capoeira e a educação física, com foco na Bahia, com importantes autoridades da área.

Roda de Conversa

O evento prosseguiu com uma Roda de Conversa, com discussões sobre as leis 10639/2003 e 11645/2008 no contexto da capoeira, tendo como facilitadores os mestres Duda Carvalho e Neuber Costa, com mediação do jornalista Paulo Magalhães. Os debatedores discutiram sobre  a profissionalização da capoeira.

“O importante é o bom senso, o debate, mas acho que a profissionalização é importante e de direito. Meu discurso é programático e técnico. A formação de direito lhe dá o status quo”, explicou o doutor em educação e mestre de capoeira, Odilon Góes.

Fazendo uma espécie de contraponto ao que acontecera antes, o cantor e compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria e o mestre Jairo Francisco (Jairão) criticaram a regulamentação da capoeira, mas não se opuseram à formação com a mesma ênfase. “A capoeira por si só já é regulamentada, não precisa de ninguém para dar ordem”, disse Tonho Matéria, que se opôs à regulamentação, mas não entrou no mérito sobre a formação do mestre. “A formação é uma questão de oportunidade. O ‘capoeira’ também é mestre, pois tem escola de vida”, defendeu Jairão.

No final e para encerrar o evento, o diretor do IAT, Desidério Melo, agradeceu a presença de todos e fez uma síntese do dia. “O importante é o resultado de tudo, o esforço que fizemos para a realização deste seminário, que para mim foi de grande importância. O debate sobre a formação da capoeira foi oportuno, mas as batalhas ideológicas vão continuar, elas vão estar por aí, pois é um debate que não se esgota, mas foi possível vir até aqui”, disse.

 

Fotos: Liviane Barbosa/IAT

 

Notícias Relacionadas