IAT participa da jornada pedagógica da Rede Pública Estadual de Ensino

O Instituto Anísio Teixeira - IAT, centro de capacitação dos professores da rede pública de ensino, lança na jornada pedagógica deste ano, conteúdos digitais educacionais com a finalidade de aproximar professores e estudantes do universo da tecnologia da informação e, com isso, tornar a sala de aula mais dinâmica e atrativa. São 400 peças audiovisuais educacionais produzidas pela TV Anísio Teixeira e mais de mil conteúdos digitais livres disponíveis para download no Portal da Educação.

Para orientar o estudante e o professor com relação à utilização desses conteúdos, o IAT diponibiliza uma CARTILHA virtual e um VÍDEO, sempre com foco voltado para as mídias e tecnologias educacionais. E para entender melhor o evento, conheça também os outros textos referenciais relacionados aos conteúdos pedagógicos da Jornada.

Além disso, o IAT apresenta os programas estruturantes para a formação de professores na escola, dentro da sala de aula. Tem “Um Gestar em cada Escola”, que trabalha com matemática e língua portuguesa, nas séries finais do ensino fundamental, o “Ensino Médio em Ação (EM-Ação)”, que trabalha o uso do livro didático com material produzido pelas universidades baianas e, também, o “Ciência na Escola”, que articulará o ensino formal e não formal, incorporando a Feira de Ciências.

"Este é o momento propício de se fazer um trabalho novo, com outra lógica, pensando no aluno, no conhecimento e naquilo que é a missão da escola: fazer o estudante aprender e compreender a importância do aprendizado como um pré-requisito para ser um cidadão pleno", afirma a diretora geral do IAT, Irene Cazorla.

Proposta -
A jornada pedagógica é um espaço coletivo de organização do trabalho da escola, que busca consolidar o planejamento para o ano letivo, a partir da reflexão de dados diagnósticos sistematizados, da tomada de decisão e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Este ano, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia definiu como tema FORTALECER A APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA.

O evento vai proporcionar aos educadores, em especial aos professores e à gestão da escola, momentos de reflexão, debate, avaliação, construções coletivas para melhorar o planejamento das ações pedagógicas a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2012. Assim, será possível avaliar os caminhos e os desafios da educação básica em nosso Estado.