IAT lança site do projeto A Física e o Cotidiano - cobertura

Palavras-chave:

A Física e o Cotidiano. Esse é o novo projeto desenvolvido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) e lançado no dia 15 de julho, através de videoconferência nas dependências do IAT.


O site é uma parceria do IAT com a Secretaria da Educação (SEC) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e tem como finalidade articular conteúdos didáticos na área da física e interagir com as potencialidades da tecnologia digital, através de situações do cotidiano.


O evento contou com a participação da Coordenadora Geral do IAT, Irene Cazorla, do assessor especial do gabinete da Secretaria da Educação do Estado, Nildon Pitombo, do Pró-Reitor de Graduação da Uneb, José Bites de Carvalho, além da equipe responsável pela criação e execução do projeto.


“O objetivo do projeto é popularizar o conhecimento na área das ciências para que esse não chegue tão formatado e engessado aos alunos”, afirmou Nildon Pitombo. “O primeiro ponto da publicação e divulgação desse material é que a edição completa vai ajudar no sentido de acabar um pouco com o medo e a resistência com a aprendizagem em física” disse. Segundo ele, outro ponto é a disseminação do convívio com a cultura digital nas salas de aula, na didática do professor, no planejamento das suas atividades e no estímulo ao uso desse conteúdo.


Para José Bites, o produto em si é de fundamental importância considerando a carência e a possibilidade de popularizar as áreas das ciências naturais. “Só temos que valorizar esse tipo de articulação. É importante utilizarmos a estrutura da universidade, no auxílio a projetos como esse, para que possamos reverter os índices que ainda existem na área da educação” salientou.


A Física e o Cotidiano está estruturada a partir de quatro mídias: software, áudio, experimentos educacionais e audiovisual. O software se subdivide em "Fique Sabendo", que se refere a situações cotidianas analisadas sob o olhar da física, “Laboratório virtual”, que contém simulações interativas de experimentos de física contextualizados à realidade cotidiana, “Sala de jogos”, que trabalha a aplicação dos conceitos de física na resolução de problemas cotidianos, e “Interatividade”, com a finalidade de fornecer ao professor e aos estudantes um ambiente de exercício do diálogo, através do Panteon Escolar.

Cazorla parabenizou a equipe produtora do projeto e ressaltou que é necessário investir nessa juventude, pois são eles que vão nos ajudar a transformar a realidade da escola. “Se formos nesse caminho, com certeza os indicadores da Bahia vão mudar e vamos ter muito orgulho de sermos pioneiros em alguma área do conhecimento” enfatizou. Segundo Cazorla, precisamos envidar esforços para que esses conteúdos cheguem e estejam disponíveis em todas as escolas.


Yuri Wanderley, Coordenador da Rede Anísio Teixeira, afirmou que uma das principais contribuições do projeto foi a possibilidade de repensar a Secretaria da Educação de consumidora a produtora de tecnologia. “A nossa ideia é criar uma cultura de colaboração e produção de conteúdos digitais” disse. Além disso, o grande objetivo agora é fazer com que os professores e alunos utilizem esse material. “Estaremos felizes quando soubermos que eles estão utilizando esses conteúdos. O nosso trabalho só tem valor se professores e estudantes usarem esse produto.” conclui Yuri. Alfredo Rodrigues, Coordenador Geral do Projeto, ressaltou sua felicidade com o lançamento do site. “Eu estou me sentindo feliz e gratificado, afinal de contas foram quatro anos de muito trabalho e dedicação” contou.

De acordo com Alfredo, o projeto terá continuidade com a produção de outros conteúdos. “Nós estamos com a expectativa de fazer a articulação para produzir outros materiais” contou. Nesse sentido, Yuri antecipa que até o final do ano será disponibilizando uma coleção em biologia, química, ciências, português e matemática.

“O projeto mostra que a física faz parte do nosso dia a dia, que convivemos com ela e muitas vezes nem sabemos” disse a professora Maria das Graças, que atua há mais de dez anos em salas de aula, esteve presente e afirmou que o projeto é interessante pelo fato de trazer a física para os jovens de forma prática e fácil ao aprendizado. Segundo ela, através dos jogos, da música e dos outros recursos, o aluno, sem perceber, estará aprendendo na prática os conhecimentos teóricos da disciplina.


O site foi produzido pelo Grupo de Trabalho de Produção de Conteúdos Digitais Educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação (MEC) e Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT). 

Confira a galeria de fotos do evento.


CURSO
- Com a finalidade de capacitar professores de Física da Rede Estadual de Ensino para o uso dos conteúdos digitais educacionais do projeto foi desenvolvido o curso A Física e o Cotidiano: conteúdos digitais, que será na modalidade à distância, com alguns encontros presenciais. As inscrições foram abertas no dia 15 de julho e terminam no dia 01 de agosto no portal do IAT. A homologação será divulgada no dia 03 de agosto.
 

Notícias Relacionadas