Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
IAT lança publicações com conhecimento produzido nos últimos quatro anos
Em live realizada na manhã desta quinta-feira (16), o Instituto Anísio Teixeira lançou 03 publicações contendo parte expressiva do conhecimento produzido ao longo da trajetória dos últimos quatro anos do IAT. Na ocasião, foram lançados 04 volumes dos Cadernos de Formação Continuada Territorial e 03 volumes do Cadernos das Residências de Aprendizagem Criativa, além da edição especial da Revista Estudos IAT, cujo tema são as Experiências do Plano de Formação Continuada Territorial 2019-2022. As obras lançadas contam com a participação de educadores da Bahia e do Brasil e estarão disponibilizadas na Plataforma Anísio Teixeira (pat.educacao.ba.gov.br).
“Produção de conhecimento no espaço público é para se tornar pública. Com acesso a todos, com gratuidade e com a possibilidade de permitir que todos os educadores e pessoas que desejarem tenham acesso. As produções que temos aqui contribuem tanto com o nosso Estado da Bahia, com a produção e sistematização de conhecimento, mas também pode contribuir com outros Estados do nosso país”, pontuou a diretora geral do IAT, Cybele Amado, que falou um pouco também sobre a sistematização da metodologia utilizada.
Para o secretário da Educação do Estado da Bahia, Danilo Melo, o lançamento das publicações é um momento mágico que coroa o esforço de milhares de educadores da Bahia. “Hoje é um dia de celebração em que o nosso Instituto Anísio Teixeira, através destas publicações aqui apresentadas, faz uma prestação de contas social do seu trabalho, do seu empenho, do envolvimento de milhares de educadores com a formação continuada. Para nós isso é motivo de muita alegria e orgulho”, afirmou. Danilo Melo destacou ainda a importância das publicações. “É preciso publicar. Prestar contas à sociedade, dizer que nós chegamos até aqui com a nossa capacidade de produzir coletivamente essas peças e que estamos dispostos a, continuadamente, aperfeiçoar e refletir sobre nossas práticas entendendo a nossa incompletude, a nossa imperfeição”, finalizou.
Também presente, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Bahia), Raimundo Pereira, lembrou que o momento é uma entrega de resultados de um trabalho que teve como protagonistas os educadores baianos. “Tenho orgulho em saber que tudo que nós construímos gerou resultados. Porque não adianta ter uma política de formação se não tivermos resultados e vocês fizeram isso. Chegaram próximos aos municípios, chegaram aos 04 cantos da Bahia, discutiram, literalmente envolveram os educadores baianos. A vocês IAT, a vocês Undime obrigado! É muito bom ter orgulho de uma equipe como a do IAT que fez uma revolução no processo de formação continuada, na educação pública municipal e estadual. A vocês os meus sinceros agradecimentos”, finalizou.
Representando a Fundação Itaú Social, Renato Brizi falou sobre a importância da governança colaborativa e parabenizou os parceiros do projeto. “Acreditamos que certamente este trabalho não vai se esgotar nestes quatro anos, porque conseguimos fazer com que a cultura de formação continuada fique forte e presente nos municípios para que cada vez mais eles possam ter autonomia para dar espaços e tempo para este processo. O material que conhecemos hoje aqui vai ser uma peça essencial para esta continuidade, porque vai trazer vivências, exemplos, para que mais redes de ensino e mais profissionais possam se aprimorar por meio da reflexão sobre a prática e a troca entre os pares”.
Responsável pela coordenação das publicações, Paola Gentile agradeceu a confiança nela depositada e falou da satisfação de ver o resultado do trabalho. “Quanto conhecimento, quanta experiência e vivência está aqui reunida neste material. Quanto saber reunido. Fiquei muito satisfeita com o resultado, porque acho que as publicações estão refletindo exatamente o que foi a formação”, analisou.
Caderno de Residências de Aprendizagem Criativa
Designado para explicar um pouco sobre as Residências de Aprendizagem Criativa, o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim, esclareceu que a iniciativa tinha por objetivo inovar um pouco no tipo de formação e de envolvimento com os educadores. “São essas atividades pedagógicas que, com muita felicidade, sistematizamos para publicar. Então, esta publicação é constituída de 03 volumes cada um com duas edições”, explicou. Iuri Rubim informou ainda que a publicação permite acesso não só aos textos editados, mas também aos originais, de autoria dos educadores. O acesso é feito através de um QR Code presente no material.
As Residências de Aprendizagem Criativa, programa de mentorias, envolveu 715 educadores, distribuídos em 190 municípios da Bahia e do Brasil, além de 67 impulsionadores (mentores voluntários), vindos de 13 estados brasileiros, do Distrito Federal e dos Estados Unidos. Esses profissionais ofereceram 1187 horas de mentoria em Aprendizagem Criativa para os educadores residentes.
Cadernos de Formação Continuada Territorial
Sobre os Cadernos da Formação Continuada Territorial, Diana Melo e Micheli Cruz afirmaram que os mesmos refletem tudo que foi vivido ao longo do processo de formação e que têm a participação efetiva de todos os envolvidos nas atividades formativas.
“Hoje é um dia muito feliz para a gente. Dia de fazer uma entrega que é muito séria. De colocar as mãos das pessoas, que junto conosco fizeram durante estes quatro anos uma trajetória muito robusta de produção de conhecimento, de difusão de ideias, de valorização da escola pública baiana feita por educadores sérios e comprometidos. Poder dar autoria, legitimar estas vozes em publicações que deixam a continuidade dos processos formativos assegurada, para nós é uma felicidade muito grande”, afirmou Michele Cruz.
As publicações abrangem 4 volumes que abordam concepções, metodologias, ações, alcances e limites do Plano de Formação Continuada Territorial, cuja abrangência alcançou cerca de 14 mil educadores das redes e sistemas de ensino municipais e estaduais.
Revista Estudos IAT – Experiências da Formação Continuada 2019-2022
“A revista sintetiza um pouco daquilo que foi o plano de formação continuada territorial. Temos produções extremamente ricas e que traduzem o que foi ao longo destes quatro anos, a formação continuada. A publicação se conecta a todos os propósitos do Instituto Anísio Teixeira e contribui com o Plano Estadual de Educação, sobretudo na sua meta 16, estratégia 16.3, que propõe fortalecer o plano estadual do livro, da leitura, aprovado pelo Decreto 15303 de 28 de junho de 2014, explicou Rogério Lima.
A revista traz textos literários e científicos em quatro linhas temáticas: práticas de formação realizadas pelo formador, as narrativas de processos formativos dos educadores participantes, relatos de gestão desenvolvidos ao longo do processo formativo e as experiências colaborativas, que são as articulações entre os diferentes sujeitos do processo formativo. Sai com 47 textos publicados, sendo 22 textos literários e 25 textos científicos. Contém relatos de experiências, artigo, poemas concretos, poemas livres e cartas que refletem os sentimentos de cada uma das pessoas que de fato participaram da trajetória.
Confira o link das publicações
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira