IAT inicia atividades da 3ª turma da Formação em Tecnologias na Educação

Como utilizar a tecnologia a favor do ensino e da aprendizagem? Esta e mais algumas outras perguntas foram respondidas nesta segunda-feira (19), durante a live de abertura das atividades da terceira turma da Formação Continuada em Tecnologias na Educação, no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no Youtube. Esta é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), formada por dois cursos, o de Design de Aulas para o Ensino Remoto e curso de Uso Pedagógico de Plataformas e Ferramentas Digitais.

A primeira atividade desta turma contou com participação dos professores do de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da rede pública estadual de ensino da Bahia - Rede Anísio Teixeira, André Luiz Soledade, Luciano Albuquerque, Camila Moura e Valdineia Oliveira que também são mentores dos cursos e apresentaram o desenho formativo e o ambiente onde serão realizadas as atividades.

“O nosso compromisso é instrumentalizar os professores da rede pública com ferramentas digitais e auxiliar na construção de conteúdos durante esse período de ensino remoto. Ficamos felizes com mais essa oportunidade de formar mais uma turma de professores”, contou Mona Nascimento, coordenadora da Rede Anísio Teixeira. 

Apresentando ferramentas e tecnologias educacionais e como podem ser utilizadas para construir aulas remotas, o educador André Soledade trouxe para live exemplos de atividades que podem ser utilizadas de formas gratuitas e de fáceis acessos para diversas matérias escolares. “O avanço da tecnologia possibilitou a criação de uma variedade de ferramentas digitais temos a nossa disposição uma variedade de recursos que podem ser utilizados tanto de forma presencial, quanto na remota” explicou o educador.

O educadores Luciano Albuquerque e Camila Amorim apresentaram os ambientes onde serão realizadas as atividades formativas. “Temos áreas que são comuns aos dois cursos, mas cada um tem sua montagem”, disse Camila. Já Luciano destacou que para ter acesso aos cursos, os educadores devem utilizar o e-mail Enova (@enova.educacao.ba.gov.br). Ele também apresentou alguns recursos ofertados pelo google e que podem ser utilizados pelos educadores.

A formação tem a carga horária de 20h em uma combinação de atividades síncronas e assíncronas, oferecidas no Google Sala de Aula e com plantões tira-dúvidas via Google Meet e lives abertas no Youtube também para educadores não inscritos nos cursos.

Notícias Relacionadas