Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › IAT faz nova rodada de formação de formadores e articuladores pedagógicos
IAT faz nova rodada de formação de formadores e articuladores pedagógicos
Publicado em sex, 10/06/2022 - 20:48 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
Formadores e articuladores pedagógicos do Plano de Formação Continuada Territorial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que atuam com coordenadores pedagógicos e gestores escolares, estiveram reunidos em mais um ciclo de formação sob consultoria do Instituto Vera Cruz (IVC) nesta sexta,10/6 e no último dia 4. A parceria do IVC com o programa, conduzido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), chega ao quinto encontro em ciências da natureza e ciências humanas, áreas do conhecimento incluídas este ano na consultoria. Sob a orientação de Felipe Baldoni e Kátia Henrique, na área de ciências da natureza, e Daniel Helene e Marcelo Faria, na área de ciências humanas, os formadores vêm ampliando seu conhecimento didático-pedagógico nestas áreas e, por consequência, potencializando os repertórios dos educadores participantes.
Dentre as diversas atividades promovidas nos encontros, o trabalho com as pautas formativas e a interdisciplinaridade vem sendo um diferencial. O olhar cuidadoso para estas duas importantes áreas do conhecimento está dentro de uma proposta que pretende reavaliar a relação pedagógica que embasa a forma de ensinar e aprender nas ciências. “Ao avaliar a aprendizagem do aluno, a minha ‘ensinagem’ também está sendo avaliada”, alertou Daniel Helene, no encontro ocorrido em 10/6.
Para o consultor, uma das perguntas centrais busca entender como cada aluno se apropria dos conhecimentos e vai além, pretende descobrir como é possível ajudar o estudante a mudar as formas de pensar a partir de conhecimentos de referência entre as diversas versões sobre acontecimentos e fatos, neste caso especificamente os históricos, mas sem se resumir a isso. “Como aquilo que ele produziu nos dá subsídios para entender como esse aluno está se apropriando dos conhecimentos?”, provocou.
Os educadores analisaram produções de estudantes originadas em uma sequência didática em que foi solicitado que escrevessem sobre as origens do Brasil. As suas produções, na íntegra, embasaram uma intensa discussão sobre a importância da valorização da autoria dos alunos e da sua análise pelo professor para que possa ir encontrando caminhos para o trabalho com eles. “Essa atividade convoca os alunos a realizarem uma produção autoral. Ele tem autoria sobre a explicação que está construindo e isso é altamente desafiador. Portanto, antes de mais nada, precisamos valorizar aquilo que ele foi capaz de produzir”, completou Daniel.
Nos encontros de ciências da natureza, os textos também foram tema central. Os consultores trouxeram, como objetivo, a análise de propostas didáticas envolvendo textos para reconhecer o papel da leitura em ciências da natureza. Potencializando esta vertente, os educadores também foram provocados a ampliar o repertório de gêneros textuais a serem trabalhados nessa área, explicitando o caráter de interdisciplinaridade e a preocupação em assumir a leitura e produção textual como compromisso de todas as áreas do conhecimento.
Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. A formação reúne mais de 9 mil educadores e técnicos de todos os municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira