IAT encerra ciclo formativo de quatro anos com seminário de avaliação

Ao longo de quatro anos, a Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promoveu o Plano de Formação Continuada Territorial. A iniciativa, realizada em regime de colaboração, envolveu mais de 10 mil educadores das redes municipais e estaduais e foi um marco educacional, ao atuar em regime de colaboração entre estado, municípios, universidades e entidades como a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a União dos Municípios da Bahia (UPB).

O ciclo, que iniciou de forma presencial e precisou se reinventar no período pandêmico para realizar a formação remota, agora após novo período de encontros formativos presenciais, chega ao fim. A realização do Seminário de Avaliação das Atividades Formativas 2019-2022 marca o fechamento do quadriênio da Formação Continuada.

Com o objetivo de conhecer, dialogar e refletir sobre todas as dimensões que envolveram o processo de fortalecimento das atuações profissionais dos membros de Equipes Técnicas, Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos das escolas baianas, o seminário foi realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, na sede do IAT, em Salvador e contou com a palestra final de Fátima Freire, com o tema “Quem educa marca o corpo do outro”. Na oportunidade, a educadora, filha de Paulo Freire lançou o livro com o mesmo nome.

Na ocasião, a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira agradeceu a presença e parceria de todos presentes e afirmou que, apesar das intempéries, tudo que foi vivido valeu muito a pena “Hoje é um dia de gratidão, reflexão, análise e avaliação. Enfrentamos desafios hercúleos, mas o que vivemos nos trouxe resultados, indicadores e reflexões”, pontuou. A dirigente ressaltou ainda que apesar dos bons resultados, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados.

“A palavra de ordem é gratidão e o verbo é agradecer, porque o verbo traz a idéia de ação e a gente deve agradecer, mas também, principalmente neste momento de avaliação, entender como foi construído este processo”, afirmou o vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação na Bahia, Anderson Passos. O gestor agradeceu a parceria e afirmou que a mesma continua.  “A parceria continua. Nós somos pares e andaremos juntos sempre, porque a gente entende que o regime de colaboração só ocorre no momento em que todos os parceiros estão prontos para o início da caminhada, o durante e para o final dela, que a gente espera que não aconteça. Que este seja um eterno fazer e refazer”, afirmou.

Representando o secretário em exercício Danilo Melo, a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Costa Muricy destacou a importância da parceria entre a SEC e o IAT para a realização das ações idealizadas.  “Junto com vocês nossa secretaria aconteceu. Conseguimos chegar aos 417 municípios. A SEC é muito grande e, efetivamente, a gente precisa de parceiros para que possamos fazer acontecer as nossas ações. Vida longa a formação e ao IAT. Que a gente possa realmente continuar nestes próximos quatro anos”.

“Somos parceiros. Chegamos aqui construindo juntos. Eu sei que carregamos um sobrenome enorme, mas em todas as minhas falas eu lembro da nossa missão. Estamos aqui pela melhoria da educação pública, da escola pública, do chão da sala de aula, dos professores, dos alunos. Por isso que o Itaú Social existe. É por isso que cada um de nós trabalha e acredita. Sou educadora e estar aqui com este grupo podendo trabalhar em prol da educação pública é realmente um presente. Quero gradecer pelos 03 anos de confiança, de fé. Hoje é realmente um dia de grande celebração para nós do Itaú Social e espero que o trabalho que foi plantado aqui, as sementes que foram jogadas, germinem e, cada vez mais, dêem bons frutos. Vida longa à educação pública brasileira, à educação da Bahia, aos professores, aos alunos e a todos os educadores”, refletiu a coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Cláudia Petri.

Avaliação de Impacto: Olhar externo – Itaú Social
O primeiro momento avaliativo do seminário se deu com a apresentação realizada pela equipe da Fundação Itaú Social, da avaliação de impacto do Plano de Formação Continuada Territorial, como ação do Regime de Colaboração, firmado entre o Estado e os 417 municípios baianos.
O trabalho desenvolvido pela equipe buscou responder em que medida o Programa de Formação Continuada Territorial contribuiu para o aprimoramento da gestão com foco na aprendizagem nas redes de educação e nas escolas. “O que trazemos aqui, para além dos resultados,  é um grande diagnóstico para a próxima gestão, que servirá para tomada de decisões e para a criação de novas estratégias. Trata-se de um material vivo que vai servir ao longo do tempo”, explicou Paula Rafaela, membro da equipe.