IAT e Secti formam professores para uso das Praças da Ciência

Palavras-chave:
Educadores da rede estadual e de 20 municípios que já abrigam as Praças da Ciência receberão formação para dinamizar e fortalecer o uso pedagógico do equipamento, afirmou o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Severiano Alves. Implantadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), as praças buscam popularizar a ciência nos espaços públicos, despertando nos jovens o interesse por conhecimentos em tecnologia e inovação, além de promover e incentivar o conhecimento científico de forma lúdica.
 
“Atualmente não podemos pensar em educação sem pensarmos, também, em tecnologia. Por isso estamos estreitando os nossos laços com a Secti, com o objetivo de melhorarmos, ainda mais, a qualidade da educação pública em nosso estado. Estas praças serão dinamizadas, com esta parceria e quem ganha são os estudantes e professores”, afirmou o diretor-geral do IAT, Severiano Alves, lembrando que a primeira formação de professores para o uso das praças será em Biritinga e Muritiba.
 
Na segunda-feira (01/08) professores do programa Ciência na Escola, da Rede Anísio Teixeira e do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), visitaram a Praça da Ciência do município de Catu, para conhecer os equipamentos e iniciar a produção de conteúdo que será utilizado nas formações. Ainda segundo Severiano Alves, será confeccionada, uma cartilha para ser distribuída entre os educadores. 
 
Praça da Ciência - Foto: Cristiane Aragão
“Esta parceria com o Instituto Anísio Teixeira é de fundamental importância para dar sustentabilidade às praças que não podem se tornar só uma praça de brinquedos. Com a participação do IAT, a gente dinamiza as praças e ganha com a capacitação dos professores das redes estadual e municipais para que eles possam utilizar o equipamento como uma ação pedagógica de suas disciplinas”, afirmou o diretor de Inovação e Inclusão da Secti, Aderbal de Castro.
 
Praças da Ciência - Popularizar a ciência nos espaços públicos, despertando nos jovens o interesse por conhecimentos em tecnologia e inovação, além de promover e incentivar o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa para desenvolver a curiosidade de crianças e adolescentes.. Esta é a iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com a implantação de Praças da Ciência em 40 municípios baianos, por meio da instalação de oito equipamentos educativos.
 

Notícias Relacionadas