Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
IAT e CAP promovem formação para educadores sobre o Sistema Braile
O Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual Professora Cátia Maria Paim da Cruz (CAP), iniciou nesta terça-feira (07), a Formação Ensino do Sistema Braille. A ação formativa acontecerá até o dia 23 de maio de 2023, sempre às terças e quintas-feiras, nas instalações do CAP, no bairro de Nazaré, em Salvador. A ação contemplará 40 educadores.
A formação tem por objetivo promover condições para que os participantes possam se apropriar de conceitos, concepções e estratégias de ensino e aprendizagem visando à leitura, escrita e transcrição do Braille como sistema de comunicação para as pessoas com deficiência visual.
“O CAP tem como um de seus pilares a formação continuada de professores, não só da rede pública, mas também privada, afinal acreditamos que a educação inclusiva acontece quando garantimos a qualidade do processo ensino-aprendizagem, reconhecendo e respeitando a diversidade, para nós do CAP incluir o Deficiente Visual na escola é um desafio. Os cursos do primeiro semestre estão organizados, iniciaremos com o Sistema Braille. O Braille é um sistema tátil de leitura e escrita utilizado para garantir que as pessoas cegas ou com baixa visão possam ler e escrever”, analisou a coordenadora de Formação de Professores do CAP, Giselly Souza de Oliveira.
A Formação Ensino do Sistema Braille integra um conjunto de atividades proporcionadas pela parceria entre IAT e CAP que tem como horizonte a realização mais três ações formativas, dentre elas a Formação Atendimento Educacional Especializado na Área da Deficiência Visual – AEE, a Formação Básica para Ledor e Transcritor de Pessoas com Deficiência Visual e Ações Estruturantes e Serviço de Itinerância.
De acordo com o diretor do CAP/DV Salvador, River Carvalho de Azevedo Santana, as parcerias firmadas com o IAT (a partir de 2017), fortalecem a identidade do CAP e hoje são fundamentais no fomento das ações estruturantes do Centro na sensibilização, divulgação e ampliação dos espaços e das oportunidades ofertadas às pessoas com deficiência visual. “O programa de Formação Continuada em AEE para pessoas com deficiência visual, chancelado pelo IAT, é um dos pilares da instituição ofertando cursos, tendo como público-alvo gestores, coordenadores pedagógicos e docentes da rede pública e privada, além de oficinas para agentes de atendimento ao público e à comunidade em geral, promovendo atitudes que facilitem a acessibilidade e a mobilidade da pessoa com deficiência visual nos diversos ambientes de circulação onde estes sujeitos atuam”, pontuou.
Participarão da ação 40 profissionais da Educação. São professores das redes estadual e municipal que já atuam ou desejam atuar no Atendimento Educacional Especializado de pessoas com deficiência visual, em Sala de Recurso Multifuncional ou Centro de Educação Especializada, gestores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas inclusivas.
O processo de seleção para participação foi conduzido pelo CAP e prevê a realização de uma segunda edição, no segundo semestre de 2023, com inscrições ampliadas para toda rede pública de ensino.
“Em 2022 foram promovidas diversas ações formativas em parceria com o CAP e entendemos a importância de continuidade e ampliação dessas ofertas pensando em discutir com os educadores participantes estratégias para atendimento às necessidades da comunidade escolar e, inclusive, contribuir com a Meta 04 do Plano Estadual de Educação da Bahia que visa, dentre outros, o acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado, nas redes regulares de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”, destacou o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do IAT, Rogério Lima.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira