I Encontro Estadual do Gestar - cobertura

Palavras-chave:

O I Encontro Estadual do Gestar ocorreu nos dias 24 a 27 de abril de 2012, na cidade de Ilhéus/Ba, e contou com a participação de Irene Cazorla,  diretora geral do Instituto Anísio Teixeira – IAT,  que apresentou o Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico – AVALE.

“O encontro foi um evento magnífico, cuja dimensão transcendeu a esfera de uma reunião de formadores chegando a um quase congresso. Ocorreram discussões de temas, uma mesa redonda sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática e ainda teve apresentação de trabalhos que se tornarão em breve obras científicas”, relatou Maria Izabel de Araújo, supervisora de matemática da territorial B da cidade de Jequié/Ba.

GALERIA DE FOTOS

Segundo Yuri Wanderley, coordenador da Rede Anísio Teixeira, esse curso foi importante  porque os articuladores do Gestar vão ficar responsáveis por formar e acompanhar os professores do ensino fundamental nas escolas.  “Esse curso foi a primeira etapa da formação para o uso de tecnologias e mídias educacionais que vai ocorrer no segundo semestre de 2012 através do Ambiente Virtual de Aprendizagem”, contou Yuri. 

O I Encontro, neste ano,  teve uma programação significativa em termos de atividades. Houve interação do público com objetos de aprendizagem e acesso a software de utilização didática nos planejamentos pedagógicos do GESTAR. “Os seminários exibiram resultados de trabalhos dos formadores e da articulação de área (língua portuguesa e matemática) de todo o Estado da Bahia e trouxeram indicadores de qualidade do projeto, com destaque para o envolvimento dos estudantes com as práticas em sala de aula realizadas pelos regentes de classe”, avaliou Iraildes Sales, coordenadora estadual do GESTAR.

Iraildes acrescenta que o encontro propiciou ainda momentos de discussão, produção coletiva e ressiginificação das propostas que definem o trabalho Um GESTAR em cada em ESCOLA, como a ação de intervenção na realidade educacional.

“A Coordenação estadual do programa nos proporcionou dias bastante produtivos. Tivemos uma agenda sempre cheia durante os quatro dias. As contribuições foram muitas. Desde informações necessárias levadas pela professora Irene Cazorla até o aprendizado com o pessoal da TV Anísio Teixeira, que nos mostrou muita novidade, para darmos um up em nossas aulas”, avaliou Selma Cavalcanti, formadora de curso em língua portuguêsa, na cidade de Ribeira do Pombal/Ba.

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas.  E tem como objetivo, também, estabelecer-se como um projeto colaborativo na elevação do desempenho de estudantes do Ensino Fundamental II.

 

Notícias Relacionadas