Governo discute valorização dos professores indígenas durante Jornada de Lutas

Palavras-chave:
Durante a Jornada de Lutas do Povos  Indígenas, que ocorre no mês de março, as secretarias estaduais da Educação (SEC), Administração (SAEB), Relações Institucionais (SERIN) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), se reuniram, na noite desta terça-feira (15), com lideranças dos povos indígenas de toda a Bahia para debater a valorização dos professores que atuam na rede estadual de ensino. O encontro faz parte de uma série de reuniões, que entre os encaminhamentos, estão pautadas a remuneração e a progressão de carreira dos profissionais da educação neste segmento.
 
Segundo o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, o debate é importante para avançar na valorização dos professores indígenas. "O nosso papel é receber as lideranças indígenas para que possamos discutir e tentarmos alinhar suas demandas da melhor forma possível. O Estado conseguiu implantar o primeiro concurso para o professor indígena, em 2014, e buscamos avançar em novos pontos que nos são apresentados pelas lideranças".
 
O líder indígena, Agnaldo Hãhãhãe, do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA), fez uma balanço do encontro. "Mesmo não atendendo todos os nossos pontos, sabemos que houve um avanço nos encaminhamentos. Acredito que esse é o caminho para, dentro do diálogo, consigamos uma maior valorização dos professores indígenas".

Notícias Relacionadas