Gestores da rede estadual participam de encontro sobre a Base Nacional Comum Curricular em Brasília

Uma equipe formada por 28 gestores e técnicos da rede estadual de ensino está participando do 1º Encontro de Formação do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Educação Infantil e Ensino Fundamental, que acontece até esta quarta-feira (28), em Brasília, no Distrito Federal. A BNCC é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, convertendo-se na referência para a elaboração de novos currículos escolares em todas as redes e instituições do país.

“O nosso desafio é organizar o processo de elaboração da proposta curricular do Estado à luz da BNCC, até o final do ano de 2018, em regime de colaboração com os municípios, por meio da Undime- BA pensando na colaboração como mecanismo de estabelecer a igualdade entre os 417 municípios baianos no caminhar da oferta de um ensino melhor considerando as singularidades dos 27 Territórios de Identidade”, segundo a professora India Clara Nascimento que coordena a implantação da BNCC no Estado, representando a Secretaria de Educação junto ao Ministério da Educação.

Na Bahia, a Secretaria da Educação do Estado promoveu várias atividades, como seminários e encontro envolvendo diferentes atores sociais e comunidade escolar, durante a construção da Basse Nacional Comum Curricular, de modo que o documento levasse em consideração as características e a diversidade dos Territórios de Identidade da Bahia. Agora, os gestores que participam do evento, em Brasília, estão sendo subsidiados, ainda mais,  para o processo de planejamento e implementação do documento no Estado, de modo a contribuir para que a BNCC possa promover mais qualidade e equidade na aprendizagem dos estudantes.

Em âmbito Nacional, foi criado nesta segunda-feira (26), durante o 1º Encontro de Formação do Programa de Apoio à Implementação da BNCC – Educação Infantil e Ensino Fundamental, o Comitê Nacional de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Comitê vai  atuar acompanhando todo o processo de implementação da Base e orientar a participação dos órgãos públicos, nas esferas federal, estadual e municipal, na efetivação do documento. Dentre outras coisas, caberá ao Comitê, propor debates, eventos e ações relacionados à implementação da BNCC pelas redes de ensino e escolas.

Fonte: Com informações da ASCOM/MEC