GESTAR encerra série de videoconferências – cobertura

“Não consigo pensar no GESTAR como gestão sem antes pensar como gestação, como o estado de gravidez, de acolher um ser. O GESTAR me passa essa imagem todas as vezes que falo e leio sobre ele, uma imagem de que a escola é um grande útero e que dentro dele a gente precisa acolher e se cuidar como escola”.

Assim Diana Pipollo, professora do Instituto Federal da Bahia – IFBA, descreveu o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR, durante videoconferência de encerramento da série português e matemática realizada no dia 30 de novembro de 2011, no Instituto Anísio Teixeira –IAT.

Para Diana, o sentido de GESTAR é mais que o de uma gestão pragmática. “É colocar em gestação mais do que gerir, é muito mais forte, é muito mais denso. Gerir passa uma ideia de administração burocrática, mas a gestação não significa que é vida dentro de outra vida, é vida somada com vida, não é só papel, nem lápis, nem quadro, nem carteira, é vida. Essa é a ideia do Gestar, e esse Gestar está na escola”.

O secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto enfatizou que todo trabalho feito pela secretaria tem como foco a escola, mas a escola vista como um ambiente complexo onde o aluno é o mais importante.  “Temos que ajudar os alunos e garantir aquilo que está estabelecido na constituição. Aprender é um direito e asseguramos que o que a secretaria faz é isso”, declarou. Ainda de acordo com o secretário, o que move a secretaria neste momento é, exatamente, criar um ambiente que garanta à juventude o direto de aprender e que o GESTAR caminha nessa direção.

Dioney Gomes, doutor pela Universidade de Brasilia, relatou que antes o professor chegava na sala pela primeira vez e não sabia o que fazer. "Ele chegava no curso de formação, abria o material com 20 volumes e perguntava: para que isso? Hoje, com o Gestar a realidade é outra", observou Gomes. E complementou, "o GESTAR estremece, cria crises positivas. Será que eu sou capaz, será que dou conta? Quantas vezes a gente não ouviu isso no Brasil inteiro, à medida que chegava com o programa”.

Meta - O projeto Um Gestar em cada Escola é uma ação de intervenção que tem por finalidade ajudar os alunos no desempenho escolar e estimular experiências em sala de aula, orientando práticas pedagógicas motivadas pelas necessidades dos estudantes. Busca, ainda, assistir os educadores no desenvolvimento da função social da escola e dar melhores condições para que os alunos possam atingir o nível de ensino adequado à sua realidade escolar.

“Hoje, podemos anunciar que, após nove meses, a rede estadual de ensino, especialmente em 516 escolas, tem o fruto de um trabalho que constrói realidades, e esse fruto é batizado como Projeto Ação Um Gestar em cada Escola. Um projeto gratificante. É importante ressaltar que esse encontro marca o orgulho de uma equipe que empreende novo entendimento para o exercício da gestão da aprendizagem”, falou Iraildes Sales, coordenadora do Gestar II - Bahia.

A professora Irene Cazorla, diretora do IAT afirmou que é preciso modificar os hábitos e apostar, de forma mais enfática, em uma cultura mais profunda e reflexiva.  “Nós precisamos criar a cultura do estudo, da pesquisa e da reflexão. Eu quero acreditar que o GESTAR está nesse caminho e que vai  conseguir isso”.

Além de cursistas inscritos na formação GESTAR – oferta 2011, o evento contou com a participação de representantes de 512 unidades de ensino da rede estadual de educação e de articuladores do projeto que, na oportunidade, relataram experiências e práticas em sala de aula, desenvolvidas sob a concepção pedagógica do GESTAR.