Gargalhadas e interação marcam noite em comemoração do Mês do Professor

Palavras-chave:

Fotos: Emerson Santos
Como parte das ações em comemoração ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, educadores da rede estadual de ensino da Bahia tiveram momentos de descontração e muitas risadas com a apresentação do stand-up comedy “Tarja Preta”, do ator Diogo Almeida, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, na noite desta quinta-feira (10). Três mil convites foram entregues pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) aos profissionais.

A professora e secretária da Educação, Rowenna Brito, explicou que a iniciativa integra uma série de ações para a promoção da valorização dos profissionais do magistério. “As ações do Governo do Estado não se encerram com este momento de confraternização entre os colegas de profissão e a distribuição de brindes. Neste mês do professor, a Secretaria da Educação também está ofertando o curso de especialização em Educação Contemporânea; vai lançar o podcast “Vida de professor”, produzido por professores de diversos municípios; e um edital para apoiar a participação dos profissionais do magistério em eventos voltados à Educação Básica”, detalhou.

No show, Diogo Almeida interage com a plateia, abordando de forma descontraída situações cotidianas que os professores vivenciam em sala de aula e temas da carreira do magistério. Ele contou que a montagem do espetáculo veio de uma inspiração. “No mês dos professores, em outubro de 2017, eu soltei um vídeo e não tinha ideia da proporção que ele iria tomar. Depois que vi a quantidade de compartilhamentos, vi que tinha um pessoal muito engajado e precisando rir da própria realidade e, assim, nasceu o show Vida de Professor”. Ele também destacou a importância do investimento público no acesso à cultura e ao entretenimento. “A gente teve a alegria de ter a parceria do Governo do Estado, que presenteou milhares de professores, hoje, para celebrar o Dia do Professor. Eu acho que essas ações são importantes para demonstrar a valorização que deve ser feita e que existe um acolhimento do Estado com os professores. Então, achei muito legal”.

A professora de Artes, Kelly Cristina Reis, recém convocada pela SEC, aproveitou o momento para celebrar a nova conquista profissional e comemorar com os colegas de trabalho. “Hoje, eu recebi a notícia da convocação. É algo que eu esperava muito, e ultimamente, a gente tem enfrentado muitos desafios, com todas as exigências que a gente tem tido com relação à cobrança dos pais e o novo formato da educação. Vir aqui é um alento. A gente vem para se distrair, dar uma espairecida, conversar e brincar com os amigos”, disse.

Djeane Moura, que leciona Língua Inglesa e ganhou convite para o espetáculo, também aprovou a iniciativa do Governo do Estado. “Eu achei o máximo celebrar a profissão todos juntos, rindo das dores e delícias de ser professor, porque a nossa profissão já é tão árdua. E aí, quando a gente chega em um local desse, recheado de tantos colegas, a gente fica muito feliz”.

Notícias Relacionadas