Forumdir - cobertura

Palavras-chave:

O Instituto Anísio Teixeira realizou, entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2012, o Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras – Forumdir. O evento contou com a participação da presidente nacional do fórum e representantes de instituições de ensino superior.

Origem - Criado em 1992, o FORUMDIR tem por diretriz básica o fortalecimento do ensino público, gratuito e de qualidade em todos os níveis, em especial, dos Cursos de Pedagogia e das Licenciaturas como espaços, por excelência, da formação do Educador. Em toda a sua trajetória, o FORUMDIR tem contribuído de maneira ativa no debate de importantes temas do campo educacional brasileiro, principalmente nas questões relativas à formação dos profissionais da educação. Ao lado de outras entidades da área, o FORUMDIR tem participado em diferentes momentos e movimentos em defesa de uma educação pública e gratuita, comprometida com a construção de um ser humano para uma sociedade justa, solidária e igualitária.
 

Fotos: Neise Soares/IAT

Marcaram presença na cerimônia de abertura a presidente do Forumdir, Lizete Regina Gomes Arelaro, a diretora geral do IAT, Irene Cazorla, e representantes das universidades de ensino superior da Bahia. A presidente do Forumdir agradeceu a equipe pela realização do evento e destacou as ações do fórum para o ano de 2013. “Nós estamos no aguardo do Plano Nacional de Educação, participando ativamente das reuniões. Em seguida, que é o grande debate de 2013, atuaremos na elaboração dos planos estaduais de educação. E, ao mesmo tempo, nós temos uma discussão nacional que é o ensino a distância”, explicou Lizete.

Já Irene Cazorla destacou o papel das universidades na formação dos professores. “As instituições de ensino superior são de grande importância para a formação continuada. Estamos em um momento em que a política nacional valoriza as nossas instituições de ensino como formadoras de professores. O papel de vocês é um papel crucial. Vocês são as nossas grandes parceiras nessa política de formação de professores no estado da Bahia”, afirma a diretora.

O encontro teve como objetivo discutir a política de formação e atuação dos pedagogos para atuarem na educação infantil e anos iniciais (analisando a situação atual dos cursos de Pedagogia na Bahia e Nordeste); proporcionar o debate sobre a institucionalização dos Fóruns de Licenciaturas das IES; e, instigar a política de qualificação dos docentes das universidades.

 

Notícias Relacionadas