Fórum Estadual de Educação aprova texto-base do PEE

Em reunião nesta sexta-feira (08/09), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Fórum Estadual de Educação (FEE-BA) finalizou a primeira versão do texto que irá compor o Plano Estadual de Educação, documento que estabelece metas para melhoria do sistema estadual de ensino. O encontro contou com a participação de gestores públicos estaduais e municipais, Conselho Estadual de Educação, Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Ministério Público, universidades e das Academias Baianas de Ciências e Educação.
 
O diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira e presidente do Fórum Estadual de Educação, Nildon Pitombo, relembrou que a construção do texto contou com uma ampla participação de todos os segmentos relacionados à educação. “Durante este trabalho fizemos uma escuta às entidades e organizações, como os fóruns setoriais e as universidades. Vamos ainda realizar audiências públicas para coletar novas colaborações ao texto”. O texto preliminar do Plano Estadual estará disponível no Portal da Educação e será apresentado ao secretário Osvaldo Barreto e, também, ao governador Rui Costa.
 
“Estamos estabelecendo, dentro do Plano Nacional, o que cabe à Bahia fazer, definindo as metas, as estratégias e como chegar. Como por exemplo, ampliar o número de creches, manter o Estado sempre igual ou acima da média nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade”, informou Sérgio Guerra, membro do Conselho Estadual de Educação. 
 
Fórum Estadual de Educação - O Fórum Estadual de Educação tem como princípio a participação e o envolvimento amplo dos sistemas e de todas as instituições educativas, bem como da sociedade civil, na articulação, avaliação e colaboração com os sistemas de educação. Portanto, deve ser entendido como espaço de deliberação coletiva, amadurecimento institucional e cooperação.
 

Notícias Relacionadas