Formatura do Profuncionário – cobertura

Emoção, satisfação e a sensação do trabalho cumprido foram alguns dos sentimentos dos 350 formandos do programa Profuncionário/ Bahia, que participaram  da colação de grau nos dias 15 e 16/12/2011, no auditório Sylvia Ganem Assmar no Instituto Anísio Teixeira - IAT.

Ao discursar, Kátia Ramos, Coordenadora Executiva do Profuncionário, não conseguiu conter as lágrimas quando descreveu o trabalho realizado pela equipe e o quanto foi difícil para muitos cursistas que, depois de tanto tempo sem estudar, se matricularam em um curso à distância em busca de capacitação.  “Vocês decidiram encarar esse curso de 1.500 horas com um estágio supervisionado. É um prazer saber que nossa equipe fez parte desta vitória. Fizemos a travessia com vocês. Foi trabalhoso, mas valeu a pena”, contou Kátia.

Segundo ela, foi observado através de visitas técnicas, e em conversas com gestores das escolas que participam do projeto, que houve mudança e crescimento dos profissionais que atuam nas escolas.  “Nós ficamos felizes em ver esse grupo tão especial. Nos esforçamos muito para levar o melhor para eles e ajudá-los a construir um perfil profissional diferenciado” concluiu Kátia.

O evento representa uma grande conquista para a educação do Estado à medida em que promove a formação técnica e o aperfeiçoamento dos profissionais da educação para funcionários não docentes das unidades escolares estaduais e dos municípios de Salvador, Dias d`Ávila, Simões Filho, Madre de Deus, Camaçari, Candeias, Vera Cruz e Itaparica. A colação de grau ainda contou com a participação da Coordenadora Estadual do Profuncionário Celi Fernandes, que divulgou, em primeira mão, a mudança na direção do projeto. “O Ministério da Educação – MEC delegou os institutos federais de educação de todo o Brasil para assumir a coordenação do Profuncionário, que é um projeto de valorização do servidor público, passando assim da gestão estadual para a federal”, declarou Celi.

Os cursistas em Secretaria Escolar receberam o diploma no primeiro dia da colação de grau. Já os formandos dos cursos de Multimeios Didáticos, Alimentação e Infraestrutura Escolar foram graduandos no dia seguinte, 16/12/2011.

Batalha vencida - Para a Assessora Especial do IAT, Eurivalda Santana, a formação destes funcionários está dentro do foco e da missão do instituto Anísio Teixeira. “Hoje a gente começa a selar novos caminhos para fechar o ciclo do Profuncionário e entregá-lo de maneira honrosa e brilhante. Vocês são competentes e a prova disso está neste auditório repleto de pessoas com novas capacidades, novos rumos a seguir”, observou Eurivalda.

“Foi uma batalha muito grande e nós não esperávamos que fosse com essa potencialidade. Esse desafio, para mim, foi uma vitória e daqui para frente penso em crescer ainda mais”, declarou a formanda Jaciara Cruz. Para o formando Paulo Sérgio Oliveira, o curso foi um reconhecimento da categoria. “Nós não éramos reconhecidos como profissionais da área de educação, mas através deste curso observamos que agora há um reconhecimento da importância desses educadores”, disse Paulo.

A cursita Tânia Celeste ressalta a relevância de todas as etapas do conhecimento adquirido no projeto. “Quando vi o curso, me inscrevi e achei maravilhoso. Antes eu desconhecia muitas coisas da área da informática, mas agora, com esse curso, eu criei certa autonomia na escola. Sempre achei que a educação ainda é o caminho e, por isso, voltei, prestei concurso e tenho me esmerado cada dia mais para essa caminhada, que é difícil, mas, ao mesmo tempo, bastante prazerosa”, declarou.

Profuncionário - É um projeto que oferece aos servidores públicos, que têm ensino médio, a construção de uma identidade profissional,  valorizando-os e gerando uma prestação de serviço com maior qualidade para a população.  O programa ainda tem por objetivo a formação dos funcionários da escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exercem.

O Profuncionário é resultado da colaboração de entidades federais, estaduais e municipais, além de contar com a participação de entidades representativas do movimento social, como o Conselho Nacional de Secretários da Educação - CONSED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia – APLB e o Conselho Estadual de Educação – CEE.

Confira a Galeria de Fotos

1ª Dia - 15/12/2011