Formadores especializados em educação especial participam de curso no Ceeba

Professores da rede estadual que atuam como formadores no atendimento educacional especializado a estudantes com deficiência intelectual e múltiplas deficiências estão participando, até sexta-feira (10/4), de um novo curso de formação, no Centro de Educação Especial da Bahia (Ceeba), unidade da Secretaria da Educação do Estado, localizada no bairro de Ondina, em Salvador. Os temas debatidos, como os direitos da pessoa com deficiência, estão alinhados com o processo de construção de uma Educação Especial na perspectiva inclusiva.
 
A diretora do Ceeba, Alzira de Castro, ressaltou a complexidade das diversas áreas que compõem o campo da Educação Especial. “Dentro da implementação da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2007), tem-se a formação continuada, que é o que os Centros de Educação Especial da Bahia vêm realizando com o objetivo de fortalecer a educação inclusiva, a partir da formação dos profissionais que atuam na área”.
 
 
A coordenadora de Educação Especial da Secretaria da Educação, Patrícia de Jesus, enfatizou que uma série de cursos será realizada nos próximos três meses. “Nosso compromisso é com a formação continuada dos professores, bem como com os técnicos da Secretaria da Educação, dos Núcleos Regionais e do Paip (Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia)”, detalhou.
 
O curso de formação no Ceeba conta, também, com a presença de formadores que atuam em universidades e instituições parceiras. “A iniciativa da Secretaria está afinada com a Política Nacional no que se refere à formação continuada e permanente dos profissionais da área”, elogiou a professora Enicéia Gonçalves Mendes, da Universidade Federal de São Carlos (SP), referência em educação especial. Uma das participantes do curso, a formadora e gestora Míriam Benjoíno, do Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú, falou da importância dos eventos. “Sairemos daqui com o compromisso de compartilhar este conhecimento com os demais formadores do Centro”.

Notícias Relacionadas