Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Formadores do Ciência na Escola apresentam trabalhos na SBPC
Com o objetivo de compartilhar as experiências educacionais e fortalecer a prática da iniciação científica nas escolas da rede estadual de ensino, os formadores do Programa Ciência na Escola apresentam, até a próxima sexta-feira (08/07), onze trabalhos na 68º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Porto Seguro. As pesquisas revelam a importância da orientação dos formadores para a viabilização das práticas investigativas desenvolvidas pelo programa na educação básica.
A formadora Edcleide da Silva, do Núcleo Regional de Feira de Santana (NRE 19) participa da SBPC com o trabalho “A ciência na Escola como ponte para o sucesso dos aprendizes baianos”. Para ela, o diferencial é iniciar a pesquisa a partir da realidade em que estudantes e professores estão inseridos. “Hoje o programa vem trabalhando a metodologia que é desenvolvida na escola e também na comunidade escolar onde a escola se encontra. O projeto tem que nascer de uma necessidade real para que possa influenciar na vida das pessoas e que o conhecimento possa acontecer”, disse Edcleide.
“Nós trouxemos um relato de experiências de professores cursistas, baseado no desenvolvimento de sequencias didáticas que eram abordadas na mesma metodologia que compõe o livro ‘Bahia Brasil, espaço, ambiente e cultura’, que norteia as nossas formações”, explicou Tanara Cerqueira, professora formadora do NRE de Feira de Santana e que participa da SBPC com o projeto “Sequencias didáticas como recurso pedagógico de investigação na formação continuada de professores do Portal do sertão da Bahia”.
Notícias Relacionadas
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira
-
Profissionais da rede estadual participam de imersão sobre Educação Especial em Santo Antônio de Jesus