Formadores do Ciência na Escola apresentam trabalhos na SBPC

Com o objetivo de compartilhar as experiências educacionais e fortalecer a prática da iniciação científica nas escolas da rede estadual de ensino, os formadores do Programa Ciência na Escola apresentam, até a próxima sexta-feira (08/07), onze trabalhos na 68º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Porto Seguro. As pesquisas revelam a importância da orientação dos formadores para a viabilização das práticas investigativas desenvolvidas pelo programa na educação básica.

A formadora Edcleide da Silva, do Núcleo Regional de Feira de Santana (NRE 19) participa da SBPC com o trabalho “A ciência na Escola como ponte para o sucesso dos aprendizes baianos”. Para ela, o diferencial é iniciar a pesquisa a partir da realidade em que estudantes e professores estão inseridos. “Hoje o programa vem trabalhando a metodologia que é desenvolvida na escola e também na comunidade escolar onde a escola se encontra. O projeto tem que nascer de uma necessidade real para que possa influenciar na vida das pessoas e que o conhecimento possa acontecer”, disse Edcleide.

 “Nós trouxemos um relato de experiências de professores cursistas, baseado no desenvolvimento de sequencias didáticas que eram abordadas na mesma metodologia que compõe o livro ‘Bahia Brasil, espaço, ambiente e cultura’, que norteia as nossas formações”, explicou Tanara Cerqueira, professora formadora do NRE de Feira de Santana e que participa da SBPC com o projeto “Sequencias didáticas como recurso pedagógico de investigação na formação continuada de professores do Portal do sertão da Bahia”.

 

 

Notícias Relacionadas