Formadores discutem Seminários Territoriais e aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) promoveu nesta sexta-feira (22) e sábado (23) o primeiro encontro presencial de 2021 de Formação reunindo toda a equipe de Formadores do IAT. Na sexta-feira, os formadores discutiram o Seminário Territorial – Saberes e Fazeres, a ser realizado entre novembro e dezembro e neste sábado os educadores apresentam as aprendizagens construídas com apoio das consultorias com o Instituto Vera Cruz (IVC).  A atividade aconteceu na sede do IAT, das 8h às 18h.

Na abertura do evento, a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, lembrou dos encontros de monitoramento realizados entre setembro e outubro nos 27 Territórios de Identidade e falou sobre o retorno sobre a importância da Formação Continuada. “A Formação tem sido a âncora para os educadores, seja nas agendas pedagógicas, planos de ações, nos conteúdos vinculados ao currículo”. Além disso, a diretora explicou que este é um momento de planejar os Seminários Territoriais e de compartilhar as experiências desenvolvidas durante este ano nas consultorias com o IVC. “Neste momento em que estamos com toda equipe de formadores de forma presencial, estamos discutindo a logística dos seminários e compartilhando as aprendizagens construídas para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, com foco no 6º ao 9º ano e no ensino médio”, completou.

“Estamos reunidos refletindo as práticas de referência que vão de alguma forma circular como exemplos de alterações de cotidianos profissionais que foram de alguma maneira impactados pelo currículo da Formação de 2021”, destacou a Coordenadora Pedagógica da Formação Continuada, Micheli Cruz. A coordenadora antecipou ainda uma novidade para os Seminários de 2021: “Seguiremos na mesma esteira, com a novidade de compor uma mesa com nossos formadores e articuladores pedagógicos contando um pouco do seu processo formativo e dando uma perspectiva de como o Plano de Formação Continuada Territorial tem transformado as suas atuações profissionais, uma vez que estes Formadores e Articuladores são também servidores da rede estadual da educação básica ao ensino superior”.

Para a formadora do Território do Portal do Sertão (NTE-19), Rosângela Barreto de Almeida, o momento é de preparação para discussão do que chegou de prática nas escolas. “Os Seminários serão uma riqueza de análise, de reflexão, avaliação por que de fato, a importância do nosso trabalho vai refletir nas apresentações e do que foi vivenciado nas escolas. Para nós será além de um momento de evidência do nosso trabalho, será também daquilo que realmente o IAT tem levado até as escolas como proposta pedagógica de transformação e apoio às escolas neste momento pandêmico, que foi um momento desafiador para todos nós”.

No segundo dia de encontro, na atividade denominada Seminário de Aprendizagens, o Formador Gleiton Silva de Sales, do Território do Piemonte do Paraguaçu (NTE-14), destacou que as consultorias com o IVC têm contribuição significativa para o processo de formação continuada ofertada pelo IAT. “A riqueza do material utilizado, a metodologia empregada, a condução que o IAT e IVC têm dado às formações refletem em transformação na forma como nós formadores realizamos nossos encontros”, avaliou.

Para o coordenador da equipe de formação do IVC, Daniel Helene, desde 2020 o grupo tem vivido um momento intenso de descoberta de caminhos. “O que vivemos em 2021esteve mais ajustado à prática graças às transformações que tanto o IVC e o IAT foram sugerindo ao longo da Formação. Estamos muito felizes com o que vem acontecendo ao longo deste tempo e particularmente, neste ano. O resultado está sendo visto hoje, como processo vivido e refletido, enquanto processo de construção do sujeito formador e educador pleno, concluiu.

Roda de conversa literária

No encerramento das atividades de sexta-feira, os formadores participaram de Roda de Conversa Literária com o jornalista e escritor, Ricardo Ishmael e com os dois ilustradores Heitor Neto e George Lopes. O diálogo foi sobre os livros infantis “O menino de Asas Invisíveis” e a “Princesa do Olhinho Preguiçoso”. A atividade contou com mediação da diretora geral do IAT, Cybele Amado e participação do Superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans.

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 8 mil educadores e técnicos de todos os municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.