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Formadores dialogam sobre conhecimentos didáticos em Língua Portuguesa e Matemática
Publicado em sab, 24/04/2021 - 13:36 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
O Plano de Formação Continuada Territorial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, realizado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), segue a todo vapor. Não apenas nos diversos encontros entre a equipe de formadores e os participantes do programa - 8 mil coordenadores pedagógicos, diretores escolares e membros das equipes técnicas de 414 cidades baianas - mas, também por meio do constante investimento na formação dos formadores. Nesta sexta e sábado, 23 e 24 de abril, aconteceu a primeira reunião em parceria com o Instituto Vera Cruz (IVC), que fortalece o ensino e aprendizagem a partir dos conhecimentos didáticos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
Através da consultoria, iniciada em 2020, a equipe responsável por garantir a formação continuada dos educadores baianos têm tido a oportunidade de aperfeiçoar seus fazeres pedagógicos em espaços de reflexão e construção colaborativa de conhecimentos. O grupo é formado por 127 formadores,15 articuladores pedagógicos e 5 consultores técnico-pedagógicos. Nos encontros com o IVC, eles debatem propostas que envolvem a tematização da prática, conteúdos curriculares e as novas possibilidades didáticas no universo do ensino de Língua Portuguesa e Matemática.
Em Língua Portuguesa, as consultoras Marly Barbosa e Angela Arahata provocaram os formadores a pensarem a função social da escrita, com foco na produção textual. A ideia é analisar o impacto que essa concepção traz para a escrita e, por conseguinte, para o ensino, no que diz respeito às pautas formativas a serem desenvolvidas para a dupla gestora.
Como levar este tema para o espaço de formação entre coordenadores e professores em um próximo momento, é um desafio que também foi abordado, considerando que a expressão escrita vai além da junção de caracteres. Para isso, de acordo com Marly, “é necessário considerar a realidade do contexto de cada grupo social, experiências e conhecimentos prévios de cada um”.
A formadora Susi Reis, presente à reunião da sexta-feira, concorda:
“Escrever é junção de vivências e conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Lá estão embutidas nossas histórias, concepções, argumentos científicos. Tudo isso cabe na família, na profissão, em nossas escolhas e é desenhado graficamente no texto.”
Em Matemática, a formação dos formadores é conduzida pelos consultores Carla Milhossi e Samuel Duarte. No primeiro dos sete encontros que ocorrerão ao longo do ano, eles trouxeram atividades para discutir a importância da interação entre estudantes, em pequenos grupos, com a mediação dos professores. A dupla também provocou reflexões sobre como garantir esses espaços de interação no contexto remoto.
Na atividade proposta, o grupo se debruçou sobre encaminhamentos didáticos para validar a diversidade de caminhos possíveis até se chegar a uma resposta. A formadora Renata Almeida falou sobre como é fundamental valorizar as discussões e os percursos dos estudantes. "Mesmo em caso de erro, é preciso valorizar o caminho que o estudante percorreu e levá-lo a entender por que aquele caminho não seria a solução correta", afirmou.
Ao final do encontro, os formadores iniciaram o planejamento da pauta formativa para levar esses conhecimentos aos educadores. O formador Rogério Santana contou que nunca gostou de matemática, mas que a partir dos encontros com o IVC vê que poderia ter aprendido de outra forma. "Quem sabe se isso tivesse acontecido, hoje eu não seria um professor de matemática. Gosto muito desses momentos com o IVC. São sempre muito bons, muito leves".
Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com a parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo educadores e técnicos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
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