Formadores de equipes técnicas preparam 3º ciclo formativo

Formadores do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que atuam na formação das equipes técnicas das secretarias municipais da Bahia e articuladores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), participam nesta sexta-feira (10) e sábado (11), de encontro formativo com a temática da Avaliação Institucional Participativa como dispositivo de gestão de redes e escolas. O encontro acontece presencialmente na sede do IAT, integrando as atividades da Formação Continuada Territorial que alcança os 417 municípios da Bahia, por meio de regime de colaboração com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O evento é uma iniciativa da Secretaria, por meio do IAT.

"Neste momento formativo, os formadores de equipes técnicas estão participando de atividades dialogando sobre avaliação institucional participativa, refletindo sobre o potencial de contribuição desta avaliação nas aprendizagens. A potência da avaliação institucional traz para rede, para escola, este olhar de si sobre si", salientou a diretora pedagógica do IAT, Diana Mello.

Para o formador de equipe técnica, Ângelo Dantas, que atua nos NTE 11 e 25, este tema é essencial na Formação dos técnicos que atuam nas redes municipais e nos NTE, visto que a avaliação é uma função desempenhada por eles. “Os técnicos têm dessa atribuição, porém, é necessário que a gente faça um processo de transformação de saberes, que são retroalimentados. Essa nossa discussão vai fazer com que a gente tenha um amadurecimento do olhar, do fazer e pensar na perspectiva de como consolidar uma política municipal de avaliação institucional”, comentou o educador.

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. A formação reúne mais de 9 mil educadores e técnicos de todos os municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.