Formadores de equipes técnicas dialogam sobre acompanhamento pedagógico e gestão educacional

Formadores das equipes técnicas das secretarias municipais da Bahia e articuladores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) participam nesta sexta-feira, das 9h às 17h, de encontro de formação na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A ação integra a Formação Continuada Territorial que atua nos 417 municípios baianos, em regime de colaboração com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O evento é uma iniciativa da Secretaria, por meio do IAT.

“A pauta deste encontro está centrada no trabalho do técnico de orientação e acompanhamento das escolas no processo da prática e construção da autonomia da gestão escolar”, explicou a diretora pedagógica do IAT, Diana Mello. Além disso, a diretora comentou também que haverá um momento de discussão sobre a identidade funcional das equipes técnicas.

A coordenadora pedagógica do IAT, Micheli Cruz, informou também que nesta atividade os formadores se preparam para o segundo ciclo de formação. “Vamos abrir um novo ciclo temático cuja formação será em maio e em junho será o acompanhamento”, pontuou a coordenadora, salientando que os processos acontecem sempre alternados entre formação e acompanhamento.

Na avaliação do formador de equipe técnica do NTE-17, Edson Fernando, o retorno das atividades presenciais foram um marco importante neste fechamento do 1º ciclo formativo. “Este momento implica em reflexão, de retomada de ações e um delineamento do que as secretarias estão realizando e garantir também para a proposta da formação, um repensar constante sobre o acompanhamento, pensando num contexto de qualidade para educação da Bahia”, observou.

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. A formação reúne mais de 9 mil educadores e técnicos de todos os municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.