Formação em Tecnologias na Educação é apresentada em reunião do Forprof

Membros do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof-BA) reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (29), às 14h, para planejar atividades do primeiro semestre de 2021. Entre os temas abordados, esteve a Formação Continuada em Tecnologias na Educação, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira. A I Reunião Ordinária de 2021 foi realizada na plataforma meet.

Além da apresentação da Formação, foram discutidos o calendário, a reorganização dos Grupos de Trabalho, Estagio Supervisionado e Educação Básica, Curso Pedagogia Paulo Freire (EAD) e Apoio da Formação Continuada dos Programas da Juventude.

“Apresentamos uma sugestão de agenda até junho no formato on line. A partir desta retomada, pensamos nas ações do Forprof”, comentou a diretora geral do IAT e vice-presidente do Forprof. Em sua fala, a diretora destacou a importância da Formação em Tecnologias na Educação neste momento de ensino remoto. “A Formação se inicia pelas ferramentas e a gente precisa colocá-las a serviço da aprendizagem”.

“Muita novidade nestes primeiros dias de ensino remoto. Precisamos dar a segurança devida aos nossos professores em relação a este cenário”, destacou o coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação, Marcius de Almeida Gomes.

Em sua apresentação sobre a Formação, o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim, comentou sobre o conteúdo ofertado. “Preparamos uma série de atividades para que os educadores consigam executar ações e terem mais segurança no dia a dia”, explicou.

A representante do Fórum da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Márcia Rangel, relatou que as experiências ao longo de 2020, têm trazido indicadores bastante positivos e pontuou a necessidade de alinhamento de diretrizes. “Tudo que trabalhamos até agora não se perderá. Fico na expectativa de colaborar numa política de Formação”, afirmou.

Representando o Fórum Estadual de Educação, Alessandra Assis, observou que a aproximação entre os educadores deve colaborar no ensino remoto. “Estamos aprendendo a lidar com a tecnologia no uso delas. Fico pensando se não poderíamos pensar em formação continuada que inserisse o professor dentro de uma comunidade, com seus pares”, finalizou.

Mais três encontros virtuais do Forprof deverão acontecer neste primeiro semestre, sendo um em abril, um em maio e outro em junho.