Formação do Uso de Tecnologias e Mídias Educacionais - cobertura

No último dia 03, a equipe dos  professores do Núcleos de Tecnologias Educacionais - NTEs e da Rede Anísio Teixeira participaram da videoconferência de encerramento da 1ª etapa do curso de formação do Uso de Tecnologias e Mídias Educacionais, no próprio IAT

A próxima etapa do curso será realizada no 2º semestre de 2012 e compreende a formação de professores articuladores dos projetos estruturantes: Gestar, Emitec, Ciências na Escola e Em-Ação.

“A grande importância desse trabalho é a possibilidade de contribuir para que a escola utilize um bem que está posto na humanidade, que é a potencialidade da tecnologia na construção do conhecimento”. Assim, a professora e articuladora de formação da Rede Anísio Teixeira, Eurivaldina Dantas, avaliou o trabalho desenvolvido durante o encontro.

O curso foi uma parceria entre a Rede AT e o Núcleo de Tecnologias Educacionais – NTE.  Para Maria Rita Lima, coordenadora do Centro de Tecnologias Educacionais – CTE do IAT, essa parceria com a Rede Anísio Teixeira tem sido muito importante e vem fortalecer as ações da Diretoria de Educação a Distância – DIRED, através da Coordenação de Tecnologias, junto aos núcleos na Bahia, além de manter o apoio às ações de formação e acompanhamento técnico pedagógico.

“A nossa ideia é que os trabalhos dos NTEs, iniciando agora essa parceria com a Rede Anísio Teixeira, e todas as outras parcerias com os projetos estruturantes, faça com que tenhamos uma aproximação maior com as Diretorias Regionais - DIRECs, e que os professores possam atuar nesses polos dando não só um apoio técnico nos ambientes virtuais, mas também apoio pedagógico”, ressaltou Maria Rita.

Para Sandra Lopes, Coordenadora de Mídias e Tecnologias Educacionais da Rede AT, essa formação foi muito positiva, foi o primeiro passo para trabalhar de forma articulada com os projetos estruturantes. "A Rede Anísio Teixeira vem fazendo essa interface e o foco principal, agora, é fazer o trabalho dessa forma. Os NTEs vão estar no interior se articulando, já que em cada NTE tem um professor responsável pelo projeto, para poder fazer a ação de formação chegar na escola", pontua Sandra.