Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Formação dá visibilidade ao atendimento de estudantes de classes hospitalares
Formação dá visibilidade ao atendimento de estudantes de classes hospitalares
Publicado em sex, 16/08/2019 - 17:13 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
Oferecer instrumentos para educação inclusiva de estudantes de classes hospitalares foi o tema do Inclusão em Pauta realizado nesta sexta-feira (16), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Educadores das redes municipal e estadual participaram do quinto encontro do projeto este ano, que já abordou o atendimento educacional especializado para surdos, deficientes visuais e intelectuais. A atividade é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), realizada por meio do IAT.
O professor, que integra o Núcleo de Orientação e Desenvolvimento Psicossocial da escola, afirma que os encontros do projeto têm sido uma forma de obter informações para aperfeiçoar as atividades diárias. “Eu vejo uma oportunidade de discussões do que já é resguardado por lei, de criar mecanismos para prática”, avaliou.
“Este é um tipo de atendimento educacional especializado diferente dos anteriores que já abordamos no Inclusão em Pauta. As classes hospitalares e domiciliares tratam de outro tipo de público, que são os estudantes que estão doentes, hospitalizados, impossibilitados de irem à escola”, mencionou a coordenadora de Inclusão e Diversidade do IAT, Verena de Sá Villas Bôas. A coordenadora acrescentou também que além da visibilidade ao tema, atividades como esta buscam garantir a continuidade dos estudos para estas pessoas.
Coordenadora pedagógica da rede municipal de Salvador, Márcia Pereira Martins Vale, concorda com esta afirmativa. “Nosso maior desafio é preparar os educadores e fazer com que as pessoas reconheçam esta necessidade. Precisamos garantir que o educando não fique estagnado”, disse. Nesse contexto, a professora Irami Lopes, explica que o atendimento é feito por profissionais especializados, observando as necessidades de cada educando e mantendo a continuidade do que o estudante teve na escola regular. “Nosso papel é compartilhar este trabalho das classes hospitalares, que apesar de não ser novo, ainda não é muito conhecido”, finalizou a professora.
Sobre o projeto
O Projeto Inclusão em Pauta integra a Formação Continuada dos Educadores, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Com objetivo de oferecer instrumentos pedagógicos da educação inclusiva para potencializar o processo de ensino aprendizagem, a atividade continua ao longo de 2019, com encontros mensais programados entre setembro e novembro.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas