Formação Continuada para professores indígenas

Palavras-chave:

Entre os dias 10 e 20 de maio,  no hotel Vila Velha, das 8h às 18h, a SEC, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica – SUDEB, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira – IAT, realiza a última etapa da formação de 115 cursistas do Magistério Indígena.

O reconhecimento da diversidade de mais de 225 povos indígenas tem sido um desafio no Brasil. Só na Bahia são 14 tipos de etnias diferentes. Diante dessa demanda, a Secretaria Estadual da Educação – SEC tem implantado políticas públicas para a formação de professores indígenas. As formações são focadas no magistério e nas licenciaturas interculturais, na produção de materiais didáticos e paradidáticos específicos e na ampliação da oferta de educação básica nas escolas indígenas.

Um dos motivos que impulsionou a criação do curso é a necessidade de executar políticas de ações afirmativas. A disseminação e implementação de conceitos, conteúdos e práticas da educação indígena auxiliam no reconhecimento da diversidade como patrimônio da sociedade brasileira, tornando-a uma sociedade mais justa e igualitária.

Notícias Relacionadas