Formação Continuada em três territórios encerra ciclo de Encontros de Monitoramento

Os territórios do Portal do Sertão (Feira de Santana NTE-19), Piemonte Norte do Itapicuru (Senhor do Bonfim NTE-25), Sertão do São Francisco (JuazeiroNTE-10) sediaram na manhã desta terça-feira (19), o encontro de Monitoramento da Formação Continuada Territorial. A atividade encerra o ciclo de encontros nos 27 territórios, que teve como objetivo avaliar as ações da Formação e preparar os educadores para o Seminário Territorial, que acontecerá entre novembro e dezembro. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), é realizada por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a participação de dirigentes de NTE, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas municipais.

Presente ao encontro em Feira de Santana, o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, agradeceu a presença dos municípios na atividade e o trabalho desenvolvido pelo IAT, destacando a importância do regime de colaboração. “Estamos retomando as atividades da Formação Continuada de forma presencial, com todos os cuidados. Planejamos um processo de fortalecimento da gestão da aprendizagem, monitoramento das práticas do regime de colaboração que é importantíssimo para nós, principalmente em tempos de pandemia”, comentou. “Este trabalho de monitoramento nesta etapa de transição, de um modelo remoto para o presencial, é fundamental para gente estabelecer essa relação”, completou.

Animada com o resultado dos 27 encontros, a diretora geral do IAT, Cybele Amado, participou nesta terça-feira da atividade no NTE-19. “Estamos extremamente motivados pelos belíssimos resultados alcançados em tempos tão difíceis deste contexto pandêmico. Na voz dos educadores e gestores, escutamos a contribuição valiosa da formação continuada oferecida pelo IAT”, celebrou e mencionou contribuições na organização de planos de ações, estruturação de agendas, apoio para análise do currículo, foco nas aprendizagens e ajudas referentes ao ensino híbrido e seus desafios no trabalho remoto. “Saímos todos muito animados e fortalecidos com a certeza que o nosso regime de colaboração com a adesão dos 417 municípios constrói uma nova página na educação pública”, concluiu.

Anaci Paim, secretária de Educação do município de Feira de Santana, reforçou a importância da integração entre município e estado, tendo como foco o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes. “A iniciativa da rede estadual em parceria com os municípios, ela vem sendo recebida de forma muito positiva. É importante que este trabalho ocorra, que esta integração seja realizada, porque estamos falando de um único grupo importante, que são os estudantes”, pontuou. Neste sentido, a secretária de Educação de Andorinha, Lurdineia Almeida Guimarães, afirma: “Este momento é singular por isso, para estreitarmos as relações, porque cada vez mais fica claro que educação não se faz sozinho”.

Para a diretora pedagógica do IAT, Diana Mello, que conduziu o encontro na cidade de Juazeiro, esta rodada de monitoramento foi extremamente produtiva e formativa. “Foram muitas aprendizagens constituídas e conhecer a experiência de cada território, dentro do Plano de Formação Continuada, com suas identidades e singularidades, fortalece ainda mais a nossa ação. Este trabalho mostrou o quanto estamos caminhando na direção de fortalecer educadores e educadoras das redes municipais e estadual”, avaliou. Esta também é a avaliação da Formadora Airam Prado, do NTE-19, que atua em 8 municípios. “A importância desse momento é ouvir. Estamos ouvindo as secretarias, diretores e coordenadores e eles estão nos trazendo pontos específicos. E com isso, podemos repensar e remodelar a Formação”.

“Eu ansiava este encontro, por esta Formação. Estamos hoje culminando com o último encontro de monitoramento na Bahia, encerrando com chave de ouro”, comemorou a dirigente no NTE-19 de Feira de Santana, Celinalva Paim. “Este nosso encontro hoje, de forma presencial, foi muito significativo. Começamos a ter contato com as vivências dos outros municípios, de colegas que estão na mesma posição que a nossa”, afirmou a vice-diretora, Adriana de Jesus, “As formadoras são muito sensíveis, ouvem nossas queixas e conduzem com sensibilidade e incentivam a continuar”, finalizou.

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 9 mil educadores e técnicos de 417 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.