Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Formação Continuada é tema do podcast Folha na Sala
O professor e a dinâmica da sua formação, em especial a formação continuada, são tema do novo episódio do podcast Folha na Sala, do jornal Folha de São Paulo. Em discussão sobre a importância do aperfeiçoamento profissional do docente, António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, trouxe sua experiência de mais de 40 anos atuando na área da educação, seguido por uma lista de profissionais expoentes como Cybele Amado, diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Bahia, a coordenadora do complexo de formação de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carmen Gabriel, a gerente de pesquisa do Itaú Social Patrícia Guedes, além da professora alfabetizadora Mara Mansani e da pesquisadora Bárbara Borges.
As questões disparadoras do debate proposto no podcast são como, efetivamente, alguém se torna professor, o que acontece ao sair da universidade e se o professor deixa de ser estudante em algum momento. As primeiras respostas remontam às experiências profissionais de Nóvoa quando, aos 23 anos, entra pela primeira vez numa sala de aula, justamente para formação de professores. A consciência do seu despreparo naquele momento foi o gatilho para seguir estudando até ser reconhecido, atualmente, como um dos grandes pensadores sobre a formação de professores.
Sobre os primeiros anos de exercício profissional, Nóvoa afirma: “Este período é o mais decisivo na vida de um professor. Se pudesse mudar apenas uma coisa, mudaria a maneira como os professores são acolhidos nas escolas nos primeiros anos. Nós achamos que um professor que acabou a licenciatura está pronto para ensinar, mas não está. É preciso esta indução profissional.”
Cybele Amado, ao concordar, acrescenta que a formação continuada é um espaço de aperfeiçoamento da prática em sala, servindo não apenas para os recém-formados, mas também para os profissionais com mais tempo de carreira: “A formação continuada não existe pela deficiência da formação inicial, ela dá conta de algumas lacunas da formação inicial. É importante que a gente não atribua à formação continuada esse sentido. É preciso entender que faz parte da nossa profissão a formação continuada, o espaço, no contexto de trabalho da escola, para reflexão da prática e avaliação de novos caminhos”.
Com isso, Cybele reforça a necessidade de se ter um tempo dentro da carga horária do docente e demais profissionais da educação para a formação continuada e traz um pouco da sua experiência à frente do IAT, onde coordena o Plano de Formação Continuada Territorial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia que, em regime de colaboração, vem promovendo avanços nas aprendizagens dos estudantes das redes estadual e municipais, através da formação de coordenadores pedagógicos, gestores escolares e membros das equipes técnicas das redes municipais de ensino.
Outros pontos como a valorização do saber gerado pelos professores em sala de aula, a importância da realidade da escola, do professor e da comunidade ser levada em conta nos programas de formação, além das metodologias de aprendizagem ativa também foram discutidos no episódio. “O conteúdo tem que ser prático para o docente usar no chão da sala. É preciso colaboração entre professor e formador para que o conteúdo e práticas conversem com a realidade das escolas”, defende Patrícia Guedes, gerente de pesquisa do Itaú Social.
Todos estes detalhes e nuances apontados como essenciais no processo de formação foram confirmados pela professora Mara Mansani que, ao longo de sua extensa carreira, passou por diversas formações. Muitas delas, apesar de contarem com grandes especialistas como condutores, eram vazias de significado para a sua conduta profissional. No entanto, também viveu a experiência de ter a sua prática transformada pelo programa Letra e Vida que, segundo ela fez nascer “a professora que entende que estar alfabetizado não é só ler e escrever, é fazer uso disso com qualidade na vida”. A professora já foi contemplada com o prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita e está prestes a se aposentar, mas pretende continuar trabalhando com educação em outras esferas: “Os nossos educandos precisam de gente que eduque com qualidade.”
O podcast Folha na Sala é um canal voltado para professores apresentado por Ricardo Ampudia e Juliana Teodoro. Está ligado ao jornal Folha de São Paulo e tem parceria do Itaú Social.
Ouça o episódio: https://bit.ly/3vgclEn
Notícias Relacionadas
-
Competição nacional: estudantes da rede estadual são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Encontro Estudantil da rede vai reunir 5 mil estudantes na Arena Fonte Nova para mostra de projetos
-
Fenagro é aberta com exposição de produtos desenvolvidos por estudantes da rede estadual
-
SEC realiza o projeto “Conheça sua nova escola” para acolher futuros estudantes do Ensino Médio
-
Moradores de Água Fria comemoram reforma de escola e novos investimentos em infraestrutura
-
Escolas-fábricas da rede estadual expõem chocolates e sabonetes durante a 33ª Fenagro