Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Formação aborda temática da Educação Inclusiva para estudantes com Espectro Autista
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi a temática da formação promovida pelo Projeto Inclusão em Pauta, que reuniu educadores das redes municipais e estadual, nesta segunda-feira (4), no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), em Salvador. O encontro, realizado com a mediação de professores formadores do Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia, é promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do IAT.
Durante a formação, foram realizadas aulas expositivas, oficinas e estudos de caso que abordaram os conceitos do Espectro Autista, a relação familiar e a construção do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI). “Vamos trabalhar a construção do PDI pela importância que ele tem no ensino e na aprendizagem deste estudante com TEA, no contexto regular e do Centro Especializado e a articulação dos professores de ambos”, explicou professora formadora do Pestalozzi, Mônica Barreto. Ela acrescentou também que o primeiro aspecto a ser analisado no atendimento especializado é o indivíduo no seu contexto. “Inicialmente temos que enxergar a pessoa como ela é, suas potencialidades e depois o fato de ser pessoa com autismo”.
Em complemento, Sílvio Cabral, que também é formador no Pestalozzi, afirma que o Transtorno do Espectro Autista possui particularidades em relação a outros atendimentos especializados. “O TEA tem mais variantes. A intervenção é única para cada estudante, não é possível fazer uma intervenção generalizada. Uma das características do PDI que vamos tratar aqui é que ele deve ser feito para cada estudante”, esclareceu.
Sobre o estudante com TEA, a formadora Diana Cardoso, ressalta que existem níveis do Espectro e que não há um padrão fixo, mas que é possível relacionar as principais características do transtorno. “O TEA pode trazer alguns prejuízos, a comunicação e interação social são comprometidas e a criança pode apresentar padrões de comportamento repetitivos e estereotipados”, afirmou.
A coordenadora de inclusão e diversidade do IAT, Verena de Sá Villas Bôas, destaca que este é o penúltimo encontro do ano do projeto, desenvolvido ao longo do ano em parceria com os Centros Educacionais Especializados. “Temos mais uma atividade ainda este ano e o encontro de encerramento. Hoje trabalhamos com espectro autista, que há uma grande demanda nas escolas”, afirmou Verena, lembrando que este ano já foram realizados outros oito encontros, contemplando mais de 480 educadores.
Para a professora Cláudia Verônica Borges de Barros, do Colégio Estadual Duque de Caxias, de Salvador, esta atividade despertou especial interesse por já ter acompanhado um estudante com o Espectro Autista em sala de aula. “Ter recebido um estudante com o Espectro foi um dos estímulos a participar do Inclusão em Pauta”, contou. “Temos tratado muito da Inclusão nas escolas, é um momento para o professor se qualificar”, finalizou.
Sobre o Projeto
O Projeto Inclusão em Pauta faz parte da Formação Continuada dos Educadores, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Com objetivo de oferecer instrumentos pedagógicos da Educação Inclusiva para potencializar o processo de ensino aprendizagem, a atividade segue com encontros programados até final de novembro.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro