Formação 2021: Formadores constroem pauta de Língua Portuguesa e discutem estratégias para o ensino de Matemática

Palavras-chave:
O Plano de Formação Continuada Territorial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), chega a oito mil educadores por meio de uma equipe de 127 formadores. Eles não apenas promovem os encontros formativos como também investem, continuamente, em sua própria formação. Nesta sexta e sábado, 21 e 22 de maio, o grupo participou de mais um encontro formativo promovido pelo IAT em parceria com o Instituto Vera Cruz (IVC), que fortalece os conhecimentos didáticos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. 
 
No encontro, os formadores construíram as pautas de Língua Portuguesa que serão trabalhadas com os coordenadores pedagógicos e gestores escolares, em julho. Também começaram a desenhar as pautas de Matemática, a partir de reflexões teóricas e da identificação de caminhos possíveis para assegurar a interação no contexto remoto. 
 
As consultoras Marly Barbosa e Ângela Kim são as responsáveis por orientar essa trilha na área de Língua Portuguesa. Nesse encontro, promoveram uma reflexão acerca da importância da tematização da prática a partir dos registros de aulas ou sequências didáticas como estratégia de formação. A partir do conhecimento prévio e do trabalho orientado, defendem que este é um passo importante no desenvolvimento do olhar do professor para extrair as “boas perguntas” dentro de um tema. Estas questões levantadas, defende Marly, possibilitam aos profissionais de educação ultrapassar o lugar de “transmissão do conhecimento para o de construção do conhecimento” junto aos estudantes. 
 
Para o processo inicial de escrita colaborativa da pauta formativa, no segundo momento do encontro, os formadores puderam revisitar os textos e temas trabalhados desde o semestre passado, orientados pela premissa de que a produção de textos é uma prática social. Nesta atividade, os formadores se reuniram por NTE, de forma a possibilitar que a pauta considerasse o contexto específico de cada região, se aproximando da realidade de professores e estudantes. 
 

Estas questões possibilitam aos profissionais da educação ultrapassar o lugar de transmissão do conhecimento para o de construção - Marly Barbosa - Consultora IVC

 
 
Eliara Cristina Nogueira, formadora do NTE 2 - Bom Jesus da Lapa (Velho Chico), acredita na importância deste processo: “Saímos com uma ideia, pensamos sobre nosso contexto. E como é importante esse movimento de olhar o chão para realmente propor aquilo que vai ser pertinente. Revisitar as pautas do IVC e trazer para o nosso contexto o que for relevante para o nosso momento.  Propor atividades leitoras está sendo desafiante, por vertentes diferentes de acesso. É muito bacana esse novo movimento”. 
 
No próximo mês, a pauta formativa de cada NTE será concluída, apresentada na plataforma de formação do IAT (formacao.educacao.ba.gov.br) e, após receber a avaliação das consultoras e possíveis contribuições dos profissionais de outros núcleos, será utilizada nas formações com os coordenadores e gestores. 
 
Em Matemática, a formação é conduzida pelos consultores Carla Milhossi e Samuel Duarte. No segundo dos sete encontros previstos para 2021, eles prestaram uma homenagem ao professor Ubiratan D'Ambrosio, um dos maiores nomes da educação matemática no Brasil, que faleceu este mês, aos 88 anos. O encontro começou com a leitura de um trecho do texto "A educação matemática e o estado do mundo: desafios", escrito por Ubiratan. 
 
Em seguida, os formadores se reuniram em grupos para construir o cronograma da formação, para ter uma visão geral dos encontros que serão realizados com os educadores ao longo do ano. "Amei este cronograma. É bem prático", comentou a formadora Libia Gertrudes, do NTE 19 - Feira de Santana (Portal do Sertão), no chat da reunião. 
 
Na segunda metade do encontro, os formadores participaram de uma discussão teórica sobre "Grandezas e medidas". Eles resolveram problemas e analisaram as estratégias das respostas encontradas pelos estudantes, para refletir sobre as intervenções que poderiam ser sugeridas pelos coordenadores pedagógicos aos professores. O grupo também compartilhou ferramentas para garantir o aprendizado e a interação entre estudantes no contexto remoto. 
 
Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial 
 
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo educadores e técnicos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Notícias Relacionadas