Filme produzido por comunidade escolar é destaque em festival de cinema indígena

 

O curta-metragem “Caboclo Marcelino” participa nesta quinta-feira (13/07), da 6ª edição do Cine Kurumin - Festival de Cinema Indígena. A produção foi realizada pela comunidade, professores e estudantes da Escola Tupinambá de Olivença, como fruto da formação em Interpretação e Produção de Vídeos Estudantis, promovido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais – Rede Anísio Teixeira. A exibição acontece em Salvador, no Palacete das Artes, às 15h.

O curta traz a história de Caboclo Marcelino, um herói para as populações indígenas da Bahia. A produção, baseada em fatos reais, extraídos da memória dos anciãos da comunidade indígena, contrapõe as manchetes dos jornais da década de 30, que colocavam o Caboclo como um foragido.

Bandido, aos olhos da elite cacaueira, Caboclo Marcelino lutava pelo direito dos populações indígenas às terras ocupadas e por ser o único indígena que sabia ler e escrever, era odiado pelos coronéis do cacau. O desaparecimento de Caboclo Marcelino ainda é um mistério a ser resolvido, mas sua luta e história são vivas nas memórias do povo Tupinambá.

“Dirigir o curta Caboclo Marcelino foi uma honra e um prazer. É uma sensação de orgulho e dever cumprido, fazer algo que representa um povo e que vai servir para ser usado como conteúdo em sala de aula por vários professores”, afirmou o educador do Instituto Anísio Teixeira, Nildson Veloso

A formação em Interpretação e Produção de Vídeos Estudantis

O curso tem como objetivo principal formar estudantes e professores da rede pública estadual para a atuação e produção de vídeos. Durante o processo, os cursistas têm acesso aos conteúdos teóricos e práticos de uma produção audiovisual, desde o roteiro à edição, tendo como fio condutor a arte de interpretar. Ao final, um roteiro é escolhido para gravação, consolidando o aprendizado na prática. A formação é realizada pelos educadores do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais - Rede Anísio Teixeira, realizado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). 

Notícias Relacionadas