FEE-Ba fortalece participação com apoio na implantação dos fóruns municipais

O apoio na implantação e acompanhamento dos fóruns municipais de educação foi a temática central da primeira reunião do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-Ba), realizada nesta segunda-feira (28/03). O encontro, primeiro de 2016, foi sediado no Instituto Anísio Teixeira, contou com a participação de gestores municipais e estaduais e buscou organizar a agenda de visitas do FEE às cidades baianas.

O diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira e presidente do Fórum Estadual de Educação, Nildon Pitombo, relembrou que o FEE tem como princípio a participação e o amplo envolvimento dos sistemas e de todas as instituições educativas e que, a implantação dos fóruns municipais fortalece o processo participativo. “O que nós queremos é fazer com que, os fóruns de educação ganhem forças e extensão aos movimentos sociais para contribuição e acompanhamento dos planos municipais de educação, com uma perspectiva única, que é fazer com que os sistemas de ensino de cada município reforcem a melhoria da qualidade de ensino”, explicou Nildon.

“Os fóruns municipais já estão implantados em 405 municípios na Bahia, ainda faltam 12, é exatamente nesses vamos trabalhar. A nossa esperança é que os fóruns se tornem elementos de participação da sociedade. Cabe, ao fórum, essa tarefa de dar um novo caminho para o avanço em uma educação de qualidade”, enfatizou a Professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Iracy Silva Picanço.