Exposição dos povos originários no MASP é destaque no Programa Conexões, nesta sexta-feira (26)

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (26), o Programa Conexões – Estação do Saber, transmitido pela TV Conexões, às 15h30, no canal oficial do YouTube (https://bit.ly/3HmeMfX), apresentará, dentro da Série Museus, o episódio “Exposições dos povos originários”. A equipe do programa foi à São Paulo para registrar imagens e gravar entrevistas com os curadores de duas mostras indígenas, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP). São elas: “Manku: mirações”, do Estado do Acre, e “Carmézia Emiliano: a árvore da vida”, que retrata o cotidiano de 30 mil indígenas da região entre a Venezuela e o Brasil.
 
“Este ano, o MASP está com exposições contínuas de vários artistas indígenas, que foram abertas no mês de março, integrando a programação do museu do ano de 2023”, explica o apresentador e coordenador do Conexões, Robson Costa. Para ele, é muito simbólico um museu do porte internacional do MASP dedicar a sua programação ao tema, o que representa o reconhecimento e a valorização da história e da cultura dos povos tradicionais, que é vital para a Educação do povo brasileiro.
 
Mostras - A primeira exposição, intitulada “Manku: mirações”, apresenta 120 pinturas e desenhos em papel e tela, além de esculturas, áudios com cantos e vídeo-documentário do Movimento dos Artistas Huni Kuin, considerada a maior mostra do coletivo indígena acriano, que está completando uma década.
 
A artista indígena Carmézia Emiliano, pioneira no cenário brasileiro contemporâneo, também participa com 34 pinturas da mostra “Carmézia Emiliano: a árvore da vida”, com representações do povo Macuxi, suas festas, danças e brincadeiras, associadas ao cultivo e à cultura da mandioca, assim como paisagens e animais presentes na região entre a Venezuela e o Brasil, onde vivem mais de 30 mil indígenas.
 
Sobre o programa – O Conexões - Estação do Saber se constitui como um programa de variedades, no estilo talk-show. O programa aborda diversas temáticas, como arranjos produtivos; culinária; artes; literatura; música; e dança com musicais, entre outros temas contemporâneos.

Notícias Relacionadas