Exposição 111 anos de Anísio Teixeira

O Instituto Anísio Teixeira (IAT) abriu, no dia 12 de julho, uma exposição de obras em comemoração aos 111 anos de um dos maiores educadores brasileiros, que dá nome ao instituto. A exposição, que vai até 16 de julho, das 8h às 18h na biblioteca do IAT, tem como objetivo evidenciar o rico acervo existente produzido por Anísio Teixeira e sobre o escritor baiano.

De acordo com Jeudy Aragão, diretor da DIRFE (Diretoria de Formação e Experimentação Educacional), essa exposição é para lembrar que Anísio Teixeira continua vivo na nossa memória e que existe um conteúdo material acessível e à disposição de pesquisadores.

O acervo disponiliza livros da autoria do escritor baiano e outros que relatam sua trajetória através da pena de outros mestres. Há ainda fotos que contam  a história do educador na vida  política, como também fatos marcantes da sua vida pessoal, além de documentos e um catálogo de correspondências inéditas escritas por Anísio.

A professora Irene Cazorla, Diretora Geral do IAT, esteve presente na abertura da exposição e afirmou que Anísio é uma fonte de inspiração para todos. "Ele foi um educador que se preocupou com que as nossas crianças aprendessem na própria escola. Nós, aqui no instituto, tentamos resgatar isso. Fazer com que todos os nossos trabalhos converjam para a escola", disse ela.

Cazorla ressalta, também, que temos que nos inspirar no legado de Anísio para promover as mudanças necessárias capazes de encantar os estudantes e os professores para, enfim, poder formar um cidadão. "O esforço do professor Osvaldo Barreto, Secretário de Educação, é para que todos nós, educadores, professores, alunos, gestores e a própria sociedade, abracemos a escola", concluiu Irene.

Confira galeria de fotos