Estudantes reforçam estudos para o Enem com aulas do Emitec

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“O Emitec não me passou somente conteúdo, mas também, a segurança necessária para que eu conseguisse resolver as questões do Enem”. A declaração é de Francisco Rosário, ex-estudante do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT) e que agora cursa o primeiro semestre de arquitetura em uma universidade particular em Salvador. Ele credita a boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio ao reforço nos estudos por meio das aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec).

O Emitec usa a tecnologia para levar, diariamente, os conteúdos do ensino médio para mais de 19 mil estudantes de áreas remotas da Bahia. As aulas são transmitidas em tempo real, via satélite para as telessalas espalhadas pelo Estado. A partir desta semana, as aulas que contribuíram para o bom resultado de Francisco estarão disponíveis para todos os estudantes que queiram reforçar seus estudos para o Enem. Para isso, o estudante só precisa acessar o Ambiente Educacional do Portal da Educação (ambiente.educacao.ba.gov.br).

Elisama Delfino, aprovada em 5° lugar no curso de nutrição, conta como as aulas do Emitec auxiliaram no entendimento dos conteúdos. “Eu assistia às aulas no turno oposto, o que eu não aprendia pela manhã, o Emitec me ensinava à tarde, e com isso eu alcancei uma boa nota no Enem”, afirmou.

Já Fauzy da Silva, que conquistou uma vaga para o curso de psicologia, afirma que a pontuação na redação foi decisiva para o seu desempenho no Enem. “O Emitec me ensinou a ter compromisso e responsabilidade. Foram dois fatores que me ajudaram a obter a nota 720 na redação e consequentemente a aprovação na universidade”, disse.

De acordo com a coordenadora do Emitec, Letícia Machado, o programa trabalhou, também, a autoconfiança dos alunos. “O Emitec deu um suporte com as aulas voltadas para o Enem, auxiliando esses alunos não somente na resolução de questões do exame, mas também a autoestima e confiança deles. Esses dois fatores foram fundamentais para o êxito nas provas”, disse. Letícia também considera que deixar o conteúdo acessível a todos os estudantes é um grande ganho para a educação. “Permitir que todos tenham acesso a estes conteúdos é, com certeza um avanço, principalmente para os estudantes de escolas públicas que vão fazer o Enem”, completou.

Coordenador da Rede Anísio Teixeira, responsável pelo Ambiente Educacional Web (AEW), Yuri Wanderley destaca que além de poder assistir, as aulas do Emitec também estão disponíveis para download. “Vale ressaltar que todos os conteúdos do ensino médio estão contemplados no Ambiente Educacional. Lá, também, as pessoas podem ter acesso aos materiais dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação e às produções de professores e estudantes da rede pública estadual”, informa.

Notícias Relacionadas