Estudantes do Colégio Estadual de Aplicação usam aulas do Emitec para reforçar os estudos

As aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) estão servindo como conteúdo de reforço para estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (Ceaat), em Salvador, que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No turno oposto às aulas regulares, eles assistem as aulas do Emitec e têm acesso aos conteúdos prioritários para o exame que acontece dias 24 e 25 de outubro.

Implantado em 2014 no CEAAT, o "Enemitec", funciona nos turnos matutino e vespertino, com oferta de trinta vagas para cada período. “O programa trabalha bem os conteúdos do Enem, fortalecendo a preparação dos estudantes para a prova. Acredito que essa experiência é muito positiva”, disse a professora de língua portuguesa Eliana Guimarães. Esta ação já rendeu resultados positivos, a exemplo da estudante Bruna de Oliveira, que cursa o primeiro semestre de Medicina, na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Foto: Liviane Barbosa/ Iat

 

Outro exemplo positivo é do estudante Arthur Rodrigues. “O Emitec, já me proporcionou muitos benefícios. Graças a estas aulas estou aprimorando meus conhecimentos e fui aprovado na prova do Senai. Os assuntos da prova foram basicamente todos os que já tinha estudado no Emitec”, explicou o estudante.

Coordenadora do projeto na CEAAT, Ana Regina Sena acredita que o programa é uma ferramenta capaz de contribuir para que os alunos de rede estadual de educação tenham oportunidade de ampliar seus conhecimentos. “Os resultados do desempenho dos estudantes nos motiva a caminharmos em frente, melhorando as experiências obtidas e aperfeiçoando os resultados do ano anterior. Em 2014, vários alunos do nosso colégio ingressaram em boas faculdades, através da pontuação do Enem”, enfatizou.  

Emitec – Programa do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Emitec usa a tecnologia e a interatividade para levar o ensino médio aos estudantes das áreas remotas da Bahia. O programa possui uma dinâmica diferenciada com aulas transmitidas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo Estado. Nas telessalas, os alunos contam com a presença de professores mediadores, que fazem a interlocução de dúvidas para os professores em estúdio e aplicam as avaliações, que são por área e interdisciplinares. A comunicação também é realizada via chat em tempo real. Implantado em 2010, o Emitec já beneficiou 61.717 estudantes. Este ano, o programa atende mais de 19 mil estudantes, de 150 municípios e 414 localidades.

 

 

Notícias Relacionadas