Estudantes do CEAAT participam de formação em Produção de Mídias Educacionais

Palavras-chave:
Desde o dia 5 de abril, estudantes do ensino médio do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT), participam da formação em Produção de Mídias Educacionais com educadores do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais - Rede Anísio Teixeira. A atividade que segue até o dia 26/04 é uma preparação para o Festival de Invenção e Criatividade (FIC), promovido pelo IAT e também para o Festival de Talentos do CEAAT, que acontecerão nos dias 27 e 28/04, nos quais os estudantes farão cobertura jornalística. A ação é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Rede Anísio Teixeira.
 
Com objetivo de mediar os conhecimentos sobre produção audiovisual, os educadores da Rede Anísio Teixeira organizaram uma série de oficinas, no total de 56h aula. A educadora da Rede Anísio Teixeira, Camila Amorim, destaca que uma das características dos módulos propostos é que há uma ligação entre eles. “Na oficina de software e licenças, por exemplo, a ideia é trazer para estes estudantes a importância da questão da licença, do uso de uma imagem, de uma música e isso vai perpassar para um texto que ele vai publicar em um blog, em uma imagem ou música que ele vai inserir no podcast em um vídeo que ele for produzir”, observou.
 
Já para a educadora Valdineia Oliveira, um aspecto importante é o aproveitamento do conteúdo nas disciplinas escolares. “A escrita para o blog, a fotografia ou a criação de minidocs pode ser utilizado nas disciplinas. A ideia é que não se encerre aqui, mas que eles possam usar este conteúdo, saindo do lugar de consumidor para produtor de conteúdo”, finalizou.
 
Na primeira semana, os estudantes tiveram aulas sobre softwares e licenças livres, blog e noções de fotografia. Até o dia 19/04, os estudantes continuam com oficinas de audiovisual e de 20 a 22/04, seguem com aulas de rádio, fechando nos dias 25 e 26 com o planejamento da cobertura. Ao todo, 35 estudantes participam da formação e ao final, serão selecionados 15 para fazer a cobertura colaborativa por meio de três diferentes mídias: TV, rádio e blog, disponíveis na Plataforma Anísio Teixeira pat.educacao.ba.gov.br.

Notícias Relacionadas