Estudantes do 3º ano retornam às aulas

Estudantes do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais de Salvador voltaram às aulas  nesta segunda-feira - 25/6 em 19 polos distribuídos pela capital baiana. As aulas serão ministradas por 1.200 professores que estão em estágio probatório ou foram contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Os 22 mil estudantes do 3º ano da capital terão aulas na mesma turma, turno de origem e horário regular de aula. A diferença é o espaço físico onde as aulas vão acontecer.

Acesse o sistema de consulta das escolas polo

“Mesmo com a criação dos polos, os estudantes vão estudar em bairros próximos de onde estão matriculados”, explicou o secretário Osvaldo Barreto. Inicialmente, será realizado um diagnóstico do nível de aprendizagem das turmas para adequação dos conteúdos. Também haverá a revisão dos conteúdos com maior dificuldade apresentada pela turma. Está previsto, ainda, a realização de simulados com os conteúdos trabalhados.

Aulões Enem - Além das aulas que vão ocorrer nos polos, os estudantes terão aulões para prepará-los para o Enem e vestibulares. No total, serão 384 aulões, em 13 bairros de Salvador e 11 municípios. Ao todo, serão trabalhados 32 temas nas áreas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. O primeiro aulão Enem acontece na Escola Parque, na Caixa D´Água, em Salvador, na próxima quarta-feira (27/06).

Também serão disponibilizados, no Portal da Educação, conteúdo digitais complementares, relativos a todas as áreas do conhecimento. Os aulões vão acontecer em Salvador às quartas-feiras e sábados e, no interior, só aos sábados até o mês de outubro. “Vamos preparar os estudantes para diferentes áreas do conhecimento cobradas pelo Enem. Os temas foram selecionados a partir da avaliação das provas dos anos anteriores. Cada aulão desenvolverá dois temas”, destacou Osvaldo Barreto. Os aulões contarão com a participação de 500 a 700 estudantes. Todos os aulões realizados na Escola Parque, em Salvador, serão filmados e exibidos pela TVE Bahia e disponibilizados no Portal da Educação.

Programa de TV -
Outra ferramenta de aprendizagem será o programa É Bom Saber, uma parceria da Secretaria da Educação com a TVE Bahia. O programa contará com 175 programas, com duração de 26 minutos, em formato de revista, sobre temáticas contemporâneas que dialogam com o Enem e o vestibular, articulado ao currículo e com abordagem interdisciplinar. O programa será apresentado por Jorge Portugal e engloba, também, 15 aulas-show em bairros populares de Salvador e cidades do interior.

O secretário da Educação ressaltou que compreende que a ação é complexa, mas reforçou que a Secretaria está pronta para executá-la. “Montamos uma ação e, com certeza, obteremos êxito. O retorno das aulas é fundamental. Faço um apelo a todos os professores que desejam participar desse projeto que se dirijam à secretaria ou aos polos”, pontuou Osvaldo Barreto. Ele destacou, ainda, que, atualmente, as aulas já voltaram em quase mil escolas de 300 municiípios baianos. “A greve vem perdendo força. Ela se concentra hoje, basicamente, em Feira de Santana e Salvador”.

Conteúdos digitais – Os estudantes da rede estadual vão encontrar no Portal da Educação uma importante ferramenta com conteúdos digitais complementares relativos a todas as áreas do conhecimento para aprofundar os estudos. Os conteúdos incluem videoaulas do programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EmiTec), módulos do Universidade para Todos disponíveis para download, atividades como simulados, textos e jogos (quiz), além de vídeos do programa de TV É Bom Saber. Acesse aqui os conteúdos digitais!