Estudantes da rede apresentam projetos na II Feira de Iniciação Cientifica de Catu

Cerca de 1600 estudantes e jovens cientistas do ensino médio apresentarão seus projetos na II Feira de Iniciação Cientifica de Catu (Ficc), que acontece nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/09), no Instituto Federal Baiano (IFBaiano), em Catu. O evento reúne experiências científicas estudantis de toda a região e visa desenvolver a investigação e a iniciação científica entre os jovens do município baiano. Este ano, a feira trará 90 projetos estudantis.

"Os articuladores do Ciência na Escola, que atuam em Catu mobilizam estudantes e professores para a elaboração de projetos científicos. Muitos desses projetos também são submetidos à Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba)”, relatou o coordenador da Feciba, Rogério Lima. Para o coordenador da Ficc, Marcelo Oliveira, os trabalhos científicos e as ações de divulgação científica contribuem para a formação dos estudantes do ensino médio. “É imensurável essa contribuição. Além de iniciar precocemente o estudante no mundo das ciências, as pesquisas já indicam que algumas habilidades são desenvolvidas no processo, como autonomia, trabalho em equipe e autoestima”, afirmou Marcelo.

O evento é realizado por meio da parceria entre o IFBaiano e o Ciência na Escola, que é uma das ações estruturantes do Educar para Transformar, programa do Governo da Bahia que busca fortalecer a educação básica na rede estadual de ensino. A Ficc surgiu em 2014 com a necessidade difusão da educação científica nas escolas públicas no município de Catu. 

Notícias Relacionadas