Estudantes comemoram Dia da Família CEAAT

O Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT) comemorou nesta quinta-feira (8), o “Dia da Família CEAAT”. A atividade, realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT) faz parte do Projeto “Quando a gente gosta é claro que a gente cuida” e integrou as comemorações ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto.

O intuito é fortalecer os laços entre a família e a escola, proporcionar reflexões sobre a formação cidadã e levar informações sobre o mundo do trabalho para os estudantes. Além de palestras sobre os temas, a programação incluiu também a apresentação de um site construído por sete estudantes do quarto ano do curso técnico de Informática do CEAAT. Feliz por apresentar o trabalho, um dos integrantes do grupo, Luan de Oliveira, afirma que a plataforma foi criada para que as informações do curso técnico fiquem disponíveis para outros colegas e pais. “O site faz essa conexão da família, estudante e escola. É uma ferramenta educacional para que os alunos encontrem informações dos cursos”, contou.

Convidado do evento, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, Coronel Anselmo Brandão, conversou com os estudantes sobre sonhos, realidade e conquistas.  “A escola é onde tudo começa. É através da escola que acontece a transformação de uma cidade, de um bairro. O objetivo maior é que estes estudantes sejam felizes, tenham um foco naquilo que desejam.”, observou. Durante a palestra, o comandante interagiu com os estudantes e respondeu questões sobre sua experiência profissional e de vida.

A estudante do 3º ano, Jade Almeida relatou que aprecia muito atividades como esta. “Este evento abre a mente do estudante, traz esclarecimentos e nos aproxima da escola”, disse.

De acordo com a diretora do CEAAT, Valdenice Estrela, o evento surge da necessidade de estreitar relações com as famílias. “Entendemos que dentro da escola a gente cria uma nova família e a relação pedagógica se estende a questões emocionais e sociais. Pensando nisso, pensamos em aproximar a família da nossa escola, para construir o processo de ensino aprendizagem juntos” explicou.

A diretora afirmou também que “a missão da escola é preparar o estudante para viver em sociedade, e transformar esta sociedade em um lugar melhor”, finalizou.