Estudante do Emitec com deficiência visual é aprovado no vestibular e já cursa pedagogia

“O Emitec multiplicou meu conhecimento e me transformou em uma nova pessoa”. As palavras são de Luis Eduardo Sousa Araujo, 25 anos, morador do distrito de Pedra Alta, no município de Araci (210 km de Salvador). Luis, que também possui uma deficiência visual, conseguiu concluir o ensino médio por meio do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) e agora cursa pedagogia em uma instituição privada de ensino superior.  O Emitec usa a tecnologia para garantir acesso aos conteúdos do ensino médio para mais de 21 mil estudantes de áreas remotas do Estado. Atualmente, o Emitec está presente em 431 localidades de 151 municípios.

“A explicação dos conteúdos é tão boa quanto às aulas ministradas presencialmente e faz com que os estudantes aprendam melhor. No ensino fundamental eu sentia dificuldade de aprender, mas com o Emitec, eu tive todo o suporte que eu precisava para meu aprendizado”, afirmou Luis Eduardo, contando que a experiência com o Emitec, o impulsionou a escolher o curso de Pedagogia. “É uma experiência inovadora”, completa.

Para Letícia Machado, coordenadora executiva do Emitec, esta foi uma experiência desafiadora. “Foi um grande desafio porque as provas de Luis precisaram ser adaptadas, então fizemos uma descrição de todos os componentes que apareciam para poder fazer com que ele tivesse sucesso nas etapas dos estudos”, contou Letícia Machado. “Eu tenho certeza que ele vai fazer muita diferença na vida das pessoas que passarem por ele, tanto ele como aluno no curso de graduação quanto quando for um profissional. Estamos muito orgulhosos dessa conquista”, comemorou Letícia.