Estado investe na prevenção e promoção à saúde dos profissionais da educação

Palavras-chave:
Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



A prevenção e a promoção à saúde dos profissionais da educação tem alcançado cada vez mais atenção do Estado, que está ampliando as ações do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. Por meio do programa, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e sociólogos, desenvolvem oficinas e outras atividades de prevenção e promoção da saúde dos profissionais nos espaços escolares. Nesta terça-feira (28/07), estes profissionais participaram, no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o planejamento com o objetivo de otimizar e aperfeiçoar o programa.

“Os professores são profissionais que trabalham muito a voz e precisam ter a consciência de utilizá-la corretamente", Jefferson Beltrão

A coordenadora do programa, Maria Regina Borges, falou que o planejamento contribui para a integração e a troca de experiências dos profissionais que atuam no programa e para que em conjunto estruturem as ações que serão realizadas. “O encontro serviu para os profissionais definirem o que será trabalhado nas escolas”, explicou. Ela também destacou que, para a realização das ações, a cidade de Salvador, incluindo a e região metropolitana, foi dividida seis polos de atuação e que cada um terá uma equipe de cinco profissionais de várias áreas, que irão promover oficinas voltadas para a prevenção e promoção à saúde.

O encontro contou com a participação do jornalista e locutor da rádio A Tarde FM, Jefferson Beltrão, que abordou sobre saúde vocal, que é uma das ações executadas dentro do programa. “Os professores são profissionais que trabalham muito a voz em sala de aula e precisam ter a consciência de utilizá-la corretamente, uma vez que dependem dela como instrumento de trabalho”, explicou. Já o fonoaudiólogo Icaro Sena, que compõe o grupo de profissionais do programa, ressaltou que a realização de atividades de ação coletiva que envolve palestras, oficinas e treinamentos com os professores nas escolas, buscam proporcionar uma maior qualidade de vida.

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação
Atendimento
O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor foi lançado em 2009. Com funcionamento no SAC Educação, no Instituto de Cacau, no Comércio, em Salvador, o Programa tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio destes profissionais no desempenho de suas atividades.

Desde que foi lançado, o programa já atendeu, gratuitamente, mais de 34 mil professores, de 288 escolas de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari, nas áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. Só em 2014, foram mais de 13 mil atendimentos. Os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (71) 3117-1434 ou pessoalmente no SAC Educação, das 8h às 16h.

Notícias Relacionadas