Especialistas discutem sobre aprendizagem criativa e processo de inovação durante bate-papo on-line

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Especialistas da área da Educação discutiram, nesta sexta-feira (19), em torno do tema "Aprendizagem criativa, o processo de inovação e o desenvolvimento cognitivo para uma Educação Integral", durante bate-papo on-line promovido pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Realizada na plataforma Google Meet, a atividade integra o projeto "Temas em debate com os CIEs", que acontece às sextas-feiras e consiste em uma série de bate-papos sobre assuntos variados, com a participação de convidados. Durante o encontro, mediado pelo educador e mestre em Ciências Sociais, Fernando Franzoi da Silva, foi lançado o projeto "Tabuleiros do saber: as 'quituteiras' e os 'quituteiros' do saber". 
 
A educadora e psicóloga Maristela Miranda Barbara abordou sobre a importância da Educação Integral. "Conversar sobre Educação Integral é sempre interessante, pois é um termo em constante transformação. Em cada momento histórico, esse conceito foi entendido de maneira distinta, dando mais ênfase a uma ou a outra dimensão, mas sempre se buscou olhar para o ser humano na sua totalidade. E isso é a essência da Educação Integral: poder pensar no desenvolvimento pleno do sujeito. No entanto, não é tarefa fácil quando se tenta materializar esse conceito, pois fomos formados em uma escola que fragmenta o saber. Por esta razão, constituir espaços de debate e reflexão sobre o tema é muito importante, pois só no coletivo iremos encontrar formas de melhorar o nosso fazer", afirmou. 
 
Já o diretor executivo da Explorum Educacional, Eduardo Azevedo, destacou o processo de inovação no ensino. "A dinâmica em sala de aula está ultrapassada e os métodos já não conversam com as crianças e os jovens. Por isso, conectar o estudante a uma sociedade e a necessidades reais é o único caminho para obtenção de resultados práticos, reais. Com a educação baseada em projetos e propósitos reais - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU -, poderemos promover a inclusão econômica e social", salientou. 
 
Estação do saber - A atividade também contou com a apresentação do projeto "Tabuleiros do saber: as 'quituteiras' e os 'quituteiros' do saber", que está relacionado ao projeto Estações do Saber, desenvolvido de forma coletiva nos CIEs. Seu objetivo é vincular as ações empreendedoras das escolas em articulação com as universidades nas diversas áreas do conhecimento, desde as práticas vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa envolve ações pedagógicas, como os escritórios criativos, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), o programa de intervenção social e a robótica, além dos programas estruturantes da SEC, a exemplo do Ciência na Escola, dentre outros. 
 
O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, explicou sobre o projeto. "Ele visa criar, reorganizar e sistematizar espaços de aprendizagem nos complexos integrados de educação, articulando os saberes no campo da criação, da inovação, do empreendedorismo e da tecnologia. Desta forma, o projeto objetiva aprofundar o conceito de um ecossistema de inovação através das metodologias ativas, a pesquisa-ação, que se trata de uma aprendizagem baseada em problematização e projetos. Além disso, o projeto pretende dar relevância ao protagonismo dos sujeitos nos processos de ensino e aprendizagem a partir da articulação do conhecimento propedêutico, do laboral e do conhecimento não formal", destacou.
 
Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados  funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As unidades têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

 

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