Escola estadual de Brejões recebe décima edição da Caravana Digital

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realiza, no próximo dia 26, no Colégio Estadual Ana Lúcia Castelo Branco, em Brejões (Território do Vale Jiquiriçá- NTE 09), a décima edição da Caravana Digital. A ação mobilizará cerca de 400 estudantes e 40 professores da unidade escolar e de outras escolas do município. 
 
Durante dois turnos, educadores e técnicos do IAT realizarão atividades lúdicas e formativas em que estudantes e docentes terão acesso a tecnologias, experimentos, atividades interativas e jogos analógicos e digitais. Será possível realizar interações envolvendo realidade aumentada, Makey Makey, experimentos com inteligência artificial, fotografias com chromakey, robôs seguidores de linha, labirinto de arame gigante e Role-Playing Game (RPG).
 
Também está prevista, para os educadores e estudantes, a realização de duas oficinas: Podcast e Design de Interiores com Floorplanner. As atividades terão carga horária de 4h.
 
O objetivo da Caravana Digital é potencializar o engajamento estudantil e da comunidade escolar por meio de experimentações e inovações tecnológicas de baixo custo, acessíveis para implementação nas escolas.
 
“ É com muito entusiasmo que retomamos, neste ano de 2024, o projeto das Caravanas Digitais. Para esta primeira edição, escolhemos o município de Brejões, que faz parte de um Núcleo Territorial para o qual ainda não levamos a Caravana. Estamos indo para lá com a mesma missão de sempre, que é levar para a escola a possibilidade de uso das tecnologias de um modo simplificado, fácil, para mostrar que a tecnologia não precisa ser algo difícil, muito longe da realidade dos estudantes das escolas”, afirmou o coordenador da Rede Anísio Teixeira e um dos responsáveis pelo projeto, Gabriel Luhan.
 
Ele explicou ainda que, independentemente da região onde os colégios estão inseridos, dos recursos que eles têm disponível, dá para se trabalhar com tecnologia, sempre trazendo a ludicidade e a praticidade, para que tanto professores quanto estudantes entendam que aquilo não está longe da realidade deles.

Notícias Relacionadas