Escola de gestores - cobertura

Para encerrar as atividades da 2ª edição do curso de Especialização em Gestão Escolar, foi realizado, no Instituto Anísio Teixeira – IAT, dia 24 de novembro de 2011, a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão.

O evento contou com a participação de Irene Cazorla, Diretora Geral do IAT, José Wellington Aragão, coordenador Geral da Escola de Gestores na Universidade Federal da Bahia – UFBA, Cléverson Suzarte, diretor eleito da Faculdade de Educação da UFBA, Iraci Alves, coordenadora geral do curso de especialização em coordenação pedagógica e Carlos Wagner da Silva Matos - representante da SEC no evento, através do Programa de Apoio aos Municípios – PROAM.

“O que nós precisamos é abraçar todos aqueles que querem trabalhar pela educação”, disse a professora Irene, ressaltando a importância da execução de ações conjuntas. A diretora prometeu que na  próxima edição do curso vai estar mais próxima para que todos possam potencializar ainda mais a ação do curso.

Durante a apresentação, Irene revelou contentamento com a capilaridade do curso. “Eu fiquei muito surpresa com a abrangência do curso e a quantidade de municípios atendidos por este programa. Não é possível mais continuar nesse ciclo no qual a gente favorece os grandes centros que já tem estrutura, e cursos consolidados, e sempre esquece do nosso interior”, afirmou.

Especialização - O curso integra o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, que faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e surgiu da necessidade de se construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação. Baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, o curso busca qualificar os gestores das escolas da educação básica a partir do oferecimento de formação à distância.

Seus principais objetivos englobam a formação, em nível de especialização (lato sensu), de gestores educacionais efetivos das escolas públicas da educação básica, incluindo aqueles de educação de jovens e adultos, e também de educação especial e profissional. Além disso, visa contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

Segundo José Wellington Aragão, o projeto começou em 2006 a partir de uma iniciativa do MEC, através da Secretaria da Educação Básica, onde foi criado um curso de especialização de dirigentes estaduais de educação na modalidade a distância.  “Na primeira turma, que iniciou teve suas atividades durante os anos de 2007 e 2008, com abrangência nos 10 polos, formaram-se 234 professores. Essa turma formou 1.012 cursistas”, detalhou Aragão.

“Hoje, a nossa expectativa é transformar o programa em políticas de estado envolvendo a união, o estado e os municípios para fazer um curso de mestrado específico para a educação básica.  Com essa iniciativa, pretendemos deixar de ser um programa e se tornar uma política de formação mais presente nas escolas”, contou José Wellington Aragão.

Nesse sentido, Cléverson Suzarte aproveitou o evento para mais uma vez confirmar a parceria com a UFBA. “Eu venho reafirmar o compromisso de dar continuidade a essa parceria porque elas são fundamentais para reverter a situação em que se encontra a educação na Bahia.  Os índices são alarmantes e preocupantes. Precisamos envolver todas as universidades, as escolas, as secretarias estaduais e municipais, pois só vamos conseguir mudar esses índices se fizermos um grande movimento em prol da educação” disse.

No evento, ocorreu ainda uma palestra com a professora Neide Bittencourt, do Centro de Educação e Tecnologias, da Universidade Federal de Santa Catarina, sobre a formação de gestores  da educação básica. A Escola de Gestores da Educação Básica está sediada na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – UFBA.